Até o próximo dia 18 de setembro, a Prefeitura do Recife está distribuindo máscaras, cestas básicas e materiais de limpeza para cerca de 500 terreiros. A ação da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife e da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSDJPDDH), ainda levará orientações e panfletos sobre a pandemia para as casas de matrizes africana e afro-brasileira que são cadastradas na Prefeitura do Recife.
Desde maio, mais de 300 terreiros já foram contemplados. Ao final, cerca de 15 mil pessoas que frequentam os locais devem ser beneficiadas pela iniciativa da Coordenação de Saúde da População Negra do Recife e da Gerência de Igualdade Racial, em parceria o Conselho Municipal de Política de Promoção em Igualdade Racial do Recife.
“Pretendemos levar um pouco mais de cidadania e informação para as pessoas que frequentam os terreiros afro. Reconhecemos que esses locais são espaços de promoção à saúde e, com ações deste tipo, conseguimos traçar estratégias de combate ao racismo religioso na saúde”, destaca a coordenadora de Saúde da População Negra do Recife, Rose Santos.
Imprensa Recife