No fim da tarde desta sexta-feira (11.09), embarcou para o Chile a jovem Javiera Alarcón. Ela estava tentando voltar para o seu país desde o mês de abril, quando teve sua passagem remarcada e cancelada diversas vezes. Após procurar o Procon Pernambuco, o órgão conseguiu que ela fosse colocada em um outro voo e ontem (11) voltou para casa.
A saga de Javiera começou no fim de março, quando ela concluiu o mestrado de Educação Física, pela Universidade de Pernambuco, e a pandemia chegou ao Brasil. A passagem dela estava marcada para abril, pela Gol, em um voo direto. Ela procurou a agência de aviação para confirmar o voo. Além de não ter respostas concretas, também soube que não podia ser colocada em outro voo. “Com o fim do mestrado também acabou a bolsa que eu recebia. Todo esse tempo foi muito complicado. Fiquei aqui com ajuda de amigos, e a universidade também me ajudou durante um tempo. Cheguei a procurar o Consulado chileno, mas também não obtive ajuda”, disse.
Depois de remarcações e cancelamentos, Javiera tentou até pedir cancelamento da passagem e tentar comprar uma nova. “Eu estava sem saber o que fazer. Foi quando fui ao Procon”. De acordo com a gerente o de fiscalização do órgão, Ana Carolina Guerra, ao saber do caso da chilena, o órgão viu qual seria o voo mais próximo para que ela fosse relocada. “Após vária tratativas, a Gol nos enviou apenas o voo dela saindo do Recife para São Paulo, mas não nos passou o de São Paulo para o Chile. Com a falta de informações, enviamos um fiscal para que tratassem do caso”.
Javiera viajou no fim da tarde de ontem, fez uma escala em São Paulo, e na manhã de hoje desembarcou no Chile. O consumidor que estiver precisando de orientações ou abrir reclamação, a sede do Procon Pernambuco funciona na Rua Floriano Peixoto, 141, bairro de São José, no Recife. O agendamento pode ser feito no site da órgão, para a sede e para as unidades do expresso cidadão.
Imprensa Procon PE