A cada R$ 10 comprados no e-commerce das marcas Extra e Pão de Açúcar, R$ 5 já são transacionados diretamente pelo celular. Em um cenário no qual é necessário realizar as compras sem sair de casa, os aplicativos de supermercado têm ganhado cada vez mais e espaço e desempenhado importante papel na jornada de consumo dos clientes. Diante disso, e acompanhando uma tendência que só cresce, o GPA – grupo controlador do Extra e do Pão de Açúcar – lança nesta semana uma reformulação completa de seus dois principais apps de varejo alimentar: o Clube Extra e o Pão de Açúcar Mais. Os aplicativos foram atualizados para permitir uma navegação mais rápida e intuitiva, além de integrar e revitalizar serviços como o e-commerce das marcas e o serviço de entregas James, garantindo que todas as informações para uma jornada de compra de supermercado on-line sejam rapidamente encontradas pelos clientes, além dos tradicionais descontos personalizados que garantem economia nos itens que fazem parte da cesta de compras.
Com a atualização, os dois apps contam, agora, com três principais temas na primeira tela: Meu Desconto (que oferece descontos em diversas categorias de acordo com o comportamento de compra dos clientes), Meus Prêmios (mecanismo de fidelização através da troca de estrelas por produtos ou vale-compras de acordo com o desafio de consumo mensal) e o e-commerce. As demais funcionalidades migraram para o “Menu”, garantindo facilidade na navegação.
Em um cenário no qual o cliente busca praticidade e receber suas compras em casa por conta das recomendações de isolamento social, os aplicativos Clube Extra e Pão de Açúcar Mais agora apresentam as funcionalidades prioritárias de forma mais acessível. “Identificamos um crescimento da ordem de dois dígitos no número de downloads dos apps, e maior ainda em relação ao volume de vendas realizado, na comparação com o período anterior à pandemia, o que demonstra uma demanda crescente. Neste cenário, o cliente busca uma compra segura, prática e econômica para fazer o dinheiro render mais e, por isso, nessa atualização trouxemos o que é mais relevante para o primeiro plano dos aplicativos, além de permitir uma maior usabilidade e velocidade na navegação”, explica Teodoro Ornelas, Diretor de Customer Experience do GPA.
A funcionalidade Meu Desconto é a mais utilizada pelos usuários dos app, muito por conta da economia que proporciona – aproximadamente 70% daqueles que têm o aplicativo o utilizam para ativar ofertas. Na nova versão dos aplicativos, os descontos estão organizados por categorias de produtos, facilitando a jornada do cliente por aquilo que ele realmente precisa. Estima-se que, em três anos, a economia gerada pela funcionalidade seja da ordem de meio bilhão de reais, economia gerada para os mais de 12 milhões de clientes que já fizeram o download dos aplicativos. Já no Meus Prêmios mensalmente, o cliente recebe um desafio e, ao conquistá-lo, ganha estrelas que valem prêmios na hora, direto nos aplicativos. O cliente encontra três tipos de prêmios: vales-compras, produtos grátis nas lojas e vouchers de diversas empresas parceiras. Na nova versão dos apps, essa divisão está ainda mais clara e objetiva e, para acompanhar mais de perto o desempenho mensal, a funcionalidade está mais em evidência. No caso do e-commerce, com a rápida e intensa alteração do comportamento do consumidor nos últimos meses, impulsionada pelas políticas de distanciamento social, as compras on-line se tornaram praticamente essenciais para os clientes que precisam adquirir os produtos sem sair de casa e os aplicativos têm se tornado uma importante ferramenta. Por isso, a plataforma foi completamente adaptada para o acesso via app, tornando a navegação mais fácil e garantindo uma boa experiência de compra on-line. As três funcionalidades estão conectadas e tornam a jornada do cliente ainda mais completa no ambiente digital.
Hoje, os dois aplicativos, juntos, já somam mais de 12 milhões de downloads e estão constantemente entre os top 10 apps de compras mais baixados por mês no Brasil, com larga liderança no segmento de alimentos. Em média, são mais de 15 milhões de visitas por mês aos aplicativos, o que os coloca entre os cinco com maior número de acessos mensal.