A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) lança hoje calendário emergencial de abastecimento para atender as cidades de Olinda, Igarassu, Paulista e Abreu e Lima neste mês de abril, após consecutivas paradas no suprimento de energia fornecida pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) que impactaram nos sistemas de abastecimento Botafogo e Araçoiaba. As interrupções nas unidades ocorreram na terça-feira (31/03) e hoje (02/04), impactando no desabastecimento de 320 mil pessoas. Diante da situação, a Compesa precisou ajustar os calendários dessas cidades para que nenhuma área fosse prejudicada. O novo esquema de distribuição estará disponível até o fim do dia de hoje no site da Companhia.
As quedas de energia interferiram diretamente no sistema de abastecimento de água da região norte da RMR. Em Olinda, as principais áreas afetadas foram Jardim Brasil, Monte, Ribeira, Sé, Alto Nova Olinda, Rio Doce, Casa Caiada, Bairro Novo, Jardim Atlântico. Às 5h da terça (31) foi necessário desligar a estação elevatória de água bruta do Sistema Botafogo para execução da manutenção por parte da Celpe. A paralisação foi suficiente para desabastecer os quatro municípios da Região Metropolitana, uma vez que a inércia do processo hidráulico resultou na diminuição da vazão de saída da estação de tratamento Botafogo.
O Centro de Controle Operacional da Compesa conseguiu estabilizar o sistema por volta das 8h, permanecendo em funcionamento normal até o início da tarde. Às 13h30 uma nova parada comprometeu novamente o Sistema Botafogo. O Centro de Controle Operacional recebeu a informação da Celpe de falta de energia na captação e na Estação de Tratamento de Água Araçoiaba, que fica próxima à Botafogo. A energia foi restabelecida às 15h e o sistema foi reiniciado. Ainda assim, a situação foi suficiente para prejudicar o abastecimento programado para todo o dia de terça-feira.
Para a diretora Regional Metropolitana da Compesa, Nyadja Menezes, as paradas vão de encontro aos esforços da Compesa para levar mais água à população em tempos de combate à COVID-19. “A Compesa vem trabalhando incansavelmente para levar mais água aos pernambucanos, principalmente neste período de enfrentamento da pandemia do coronavírus. Aumentamos, por exemplo, a vazão do sistema Tapacurá justamente para melhorar a segurança hídrica na RMR. Quando nos deparamos com situações de queda de energia, que refletem no calendário de áreas onde existe rodízio, sabemos que os mais prejudicados são os moradores com a alteração na rotina. E isso não podemos permitir”, ressalta Menezes.
Imprensa Compesa