Alternativas naturais, orgânicas e veganas incrementam a indústria da beleza que rende à tendência mundial de cosméticos ecologicamente corretos que ganhou espaço no mercado brasileiro e chegou forte na 10ª Hairnor – Feira de Beleza do Nordeste, que começou neste sábado (01), no Centro de Convenções de Pernambuco atraindo profissionais e visitantes de estados como Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Bahia e muitas cidades de Pernambuco (Água Preta, Araripina/ Bodocó, Barreiros, Cabo, Carpina, Caruaru, Garanhuns, Itapissuma, João Alfredo, Limoeiro, Santa Cruz do Capibaribe, Petrolina/ Salgueiro/ Serra Talhada, Timbauba, etc). Com expectativas para conferir as novidades do evento, esse público tem se impactado com uma das grandes novidades desta edição é a linha Crespo Power, lançada pela empresa capixaba Apse Cosmetics. “Esse lançamento tem despertado a atenção do público, pois foi desenvolvido para atender as necessidades das mulheres nordestinas que têm cabelos crespos e buscam uma linha profissional de produtos naturais que não agridam seus fios”, destaca Ana Rita Libe, sócia da empresa fundada com a amiga Ângela Maria Kelher. Nascida há dois anos, o empreendimento foi pensado inicialmente para atender ao público de varejo, mas, ao receber solicitação dos profissionais do mercado, apostou em linhas profissionais dentro do princípio vegano com produtos que levam ingredientes como manteiga de cacau, queratina vegetal, óleo de coco, manteiga de karité proteína de arroz, extrato de aloe vera, óleo de jojoba, manteiga de MuruMuru, entre outros. Apesar do destaque no lançamento, são ainda 33 produtos em oito linhas voltadas para cabelos cacheados, crespos, oleosos, loiros, secos, alisados e oleosos, por exemplo, que buscam fazer a diferença no mercado e proporcionar melhores resultados para o consumidor com soluções dermatologicamente testadas e que não causam alergias.
De fato, o perfil “Green” segue tendência mundial de cosméticos ecologicamente corretos, biodegradáveis, biosustentáveis e que causem um menor impacto ambiental. E a qualidade dos insumos e os procedimentos éticos no desenvolvimento desses produtos é uma questão impar. “Buscamos atender os clientes com produtos dermoecológicos de qualidade, usando a ingredientes naturais para o desenvolvimento de fórmulas saudáveis que não agridam o meio ambiente e não comprometam a saúde”, diz a diretora Lenilda Oliveira da curitibana Eccos Cosméticos Ecológicos, nascida em 2002, com essa proposta bem peculiar. A empresa mantém produtos elaborados com ciência, nanotecnologia e princípios ativos seguros como óleos essenciais, vitaminas, minerais quelados e aminoácidos, bioativos de colágeno hidrolisado, entre outros ingredientes em linhas de dermocosméticos profissionais, corporais e faciais. Participando pela segunda vez da feira, a empresa mantém um mix de mais de 80 produtos com destaque que tem chamado a atenção do público: o Nanomaternity, um ultra-hidratante aprovado e voltado as gestantes e lactantes, que não tem cheiro e tem ativos que proporcionam mais viço, firmeza e elasticidade à pele, prevenindo o aparecimento de estrias.
O natural com tecnologia avançada é a marca deste nicho que está forte nesse mercado, que vem ganhando cada vez mais espaço e adeptos, além de prêmios internacionais que colocam assim a indústria brasileira no foco do mundo. “Trabalhamos cada vez mais com produtos naturais como o Alpha Reduz Coffe que saiu vencedor na premiação Women’s Health 2019, na categoria Beleza Verde. Temos muitos produtos com esta premissa que já saem de linhas com ingredientes e ativos naturais”, comenta Magda Dantas, sócia da distribuidora da marca catarinense Extratos da Terra. A empresa, que atua há 25 anos, tem preocupação com o Meio Ambiente e procura hoje trabalhar em suas linhas corporal, capilar e facial com ingredientes como jaborandi, alecrim, pimenta, colágeno vegetal, gengibre, óleo de macadâmia, vitaminas e blend de óleos, por exemplo. “A maioria dos nossos produtos hoje carregam essa proposta natural, com exceção daqueles que são desenvolvidos para os casos em que são necessários uma ação mais profunda. São casos de tratamentos mais invasivos que são importante outros ativos na qual o natural não se aplicam”, completa.
Tudo isso é bastante importante se levarmos em consideração que, de acordo com pesquisas, os seres humanos usam diariamente cerca de 10 cosméticos, são ainda expostos a pelo menos 160 substâncias. O problema disso é o fato de estar, consequentemente, em risco a algum tipo de saúde associado a tantos cosméticos e químicos, presente ao seu redor e, especialmente, em shampoos, sabonetes e desodorantes, associada por alguns estudos à incidência de câncer de mama. E, com isso, a estimativa é de que o nicho de produtos naturais, orgânicos e veganos movimentará um mercado mais de R$ 3 bilhões por ano, com crescimento anual médio de 20%, e alcançará 2,6 bilhões de pessoas que estão cada vez mais atentos ao que consomem e ações sustentáveis da marca e ingredientes naturais.
Essas marcas são tendência e podem ser conferidas de perto na Hairnor 2019 - Feira da Beleza do Nordeste, até segunda (03), das 12h às 20h, nesta décima de aniversário do evento com investimentos na ordem de 1,5 milhão de reais, integrando uma ampla programação e uma variedade de lançamentos e atividades de orientação e dicas aos participantes e visitantes do evento, em seus três dias de realização. São 21mil m² de área do pavilhão de eventos e o mezanino que contarão com grande infraestrutura para atender cerca de 350 expositores de indústrias, distribuidoras, revendedoras do setor de beleza de todo país. Eles irão mostrar lançamentos e novidades em termos de produtos, serviços e técnicas aos consumidores, donos de salão e estabelecimentos comerciais. “Nosso objetivo é atender essa cadeia produtiva com um conteúdo diferenciado e serviços para qualificação do setor e melhoria do mercado”, comenta Bruna Miranda. Informações pelo site https://www.hairnor.com.br/caravanas/ e novidades do que anda acontecendo no evento pode ser acompanhadas pelas redes sociais: Facebook (https://www.facebook.com/hairnor) e Instagram (https://www.instagram.com/hairnor/).
Com informações da jornalista Ivelise Buarque