A agência eMarketers de Nova Iorque divulgou uma pesquisa revelando que o investimento em publicidade online, ou marketing digital, aumentará 19,1% nos EUA, chegando a marca de quase US$ 130 bilhões em 2019. Já no Brasil, segundo a Interactive Advertising Bureau - IAB Brasil, o marketing digital chegará a R$ 5 bilhões em 2019, crescendo cerca de 12% ao ano até 2021; ao passo que as mídias tradicionais, como TV, jornais e revistas, terão um ritmo menor de crescimento, em torno de 3% a 5%.
Esse crescimento do marketing digital deve-se a diversos fatores, tais como a ascensão das mídias sociais, principalmente o Instagram, e a importância delas dentro das estratégias de marketing e comunicação desenvolvidas pelas empresas. Nessa modalidade de marketing há uma enorme capacidade de direcionar o anúncio para o público-alvo exato, com um custo menor e tendo a possibilidade de medir e analisar os resultados com maior precisão.
Frederico Carvalho, uma das maiores autoridades em Marketing Digital de Portugal, vem ao Recife falar sobre as principais tendências de sucesso do mercado europeu e do Brasil. Dia 31, ele promove curso, em Boa Viagem, com dados e estatísticas sobre o consumidor digital brasileiro. Carvalho prestou consultoria para empresas como Delta Cafés, Accenture, FNAC, Grupo L’Oréal, Microsoft e Nielsen. Ele é co-autor do livro Marketing Digital para Empresas e foi responsável pelas mídias sociais do Rock in Rio Lisboa e Madrid.