A Prefeitura do Recife e a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco informam que concluíram neste sábado (23) a desocupação de 100% das residências e pontos comerciais do Edifício Holiday, em Boa Viagem, cumprindo a decisão da 7ª Vara da Fazenda Pública da Capital. Os moradores tem até terca-feira (26) para esvaziar os apartamentos, pois na quarta (27), por determinação da Justiça, os pertences devem ser removidos pela Prefeitura para depósito.
A desocupação ocorreu, em sua integridade, de forma pacífica, negociada e humanizada, com o trabalho de convencimento dos moradores e comerciantes do edifício da necessidade de preservação das suas vidas, dado o elevado risco de incêndio e estrutural do edifício.
Neste período, a Prefeitura do Recife e a Secretaria de Defesa Social disponibilizaram todo o apoio logístico e social para que os moradores saíssem com segurança do edifício. Foram 252 mudanças gratuitas realizadas, 128 acompanhamentos de saúde feitos com 13 encaminhamentos para UPAs ou Caps, 48 atualizações nos cadastro nos programas sociais e 457 visitas de sensibilização nas dependências do edifício.
Até as 17h da próxima terça-feira (26), continuarão os trabalhos de remoção dos pertences dos últimos imóveis ainda com bens materiais, restando agendadas ainda 21 mudanças.
Os moradores que ainda possuírem pertences no interior do edifício têm igualmente até as 17h da próxima terça-feira (26) para retirar seus bens, estando à disposição o apoio logístico prestado desde o primeiro dia. A partir da quarta-feira (27), cumprindo a decisão judicial, os pertences encontrados serão removidos para um depósito municipal, onde estarão à disposição dos seus proprietários devidamente inventariados.
Imprensa Recife