A vereadora Marília Arraes (PT), venceu a pré-convenção do partido realizada na noite desta quinta-feira (2) e continua como pré-candidata ao governo de Pernambuco. A assessoria de imprensa de Marília Arraes informou que ela obteve 230 votos favoráveis, 20 contrários e uma abstenção.
Em clima bastante acirrado, a grande maioria dos 251 delegados presentes ao encontro decidiu pela candidatura da petista. "Finalmente, depois de três adiamentos, tivemos a oportunidade de mostrar o que efetivamente a base do partido quer. Uma candidatura própria com condições políticas de fazer a defesa do ex-presidente Lula", declarou Marília.
Hoje a executiva nacional se reúne e há uma tendência pela manutenção da aliança com o PSB.
Pesquisa - Enquanto isso, a pré-candidata protocolou, junto ao TRE de Pernambuco um Requerimento Eleitoral, com base na Resolução nº 23.549/2017, do TSE, para que aquele Tribunal intimasse o Instituto Maurício de Nassau para que apresente, dentro de 24 horas, o resultado da Pesquisa registrada e realizada pelo IPMN, em parceria com o Jornal do Commercio, para o governo de Pernambuco. A referida pesquisa a coloca como líder isolada entre os candidatos ao Governo de Pernambuco.
A legislação eleitoral não autoriza que pesquisas registradas só sejam divulgadas quando o resultado convém ao instituto ou ao encomendante, daí porque, Ministério Público, candidatos e Partidos Políticos têm o direito de requerer à Justiça Eleitoral que exija do instituto ou empresa realizadora do levantamento que apresente os resultados aferidos.
No meio político corre a informação de que o cancelamento da divulgação do resultado teria se dado por ordem do governador Paulo Câmara para impedir que viesse a público que Marília Arraes já estaria em primeiro lugar isolado na preferência do eleitorado pernambucano, com 32% dessa preferência, ultrapassando, assim, o candidato do PSB que pretende se beneficiar de uma intervenção da Direção Nacional do PT, patrocinada pelo senador Humberto Costa, para "rifar" a candidatura petista da disputa, candidatura esta que segundo projeções seria a única capaz de abater o candidato do PSB eleitoralmente.
Com informações da Folha de São Paulo e do Blog da Noelia Brito