sábado, 4 de agosto de 2018

Ajude o São Gens a ir para Petrópolis

O Grupo São Gens de Teatro foi selecionado para participar do 2º FECULPOP – Festival de Cultura Popular de Petrópolis – 2018 - Rio de Janeiro, nos dias 01 e 02 de Setembro. Escolhido para representar o Nordeste no Festival com o espetáculo “A Podridão Que Há Em Mim”.

Diante disso, precisamos da colaboração dos amigos para ajudar a nossa ida e o nosso retorno, teremos os custos de passagem, hospedagem e alimentação.

Temos a RESISTÊNCIA como assinatura, em prol de um teatro de fronteiras, sem partidos, amarras. A bagagem adquirida em ir à outro estado representando Pernambuco é enriquecedor e sem dúvida um grande desafio como artistas. Tornando-se um divisor de águas.

Histórico - O Grupo São Gens de Teatro surgiu em 2007 na oficina de teatro promovida pela GAC (Gerencia de Animação Cultural) - Prefeitura do Recife. Trilhando ao longo dos anos um trabalho calcado na pesquisa e experimentação no que concerne o fazer teatral, sendo a poética das populações marginalizadas o fio condutor da pesquisa do grupo. Seus integrantes em sua maioria advindos da periferia do Recife, vem desenvolvendo sua carpintaria teatral sob a ótica da descentralização do teatro recifense, buscando nos bairros periféricos as ambiguidades e insumos necessários para a construção dos seus espetáculos. 

Durante seus 10 anos de existência o São Gens tem em seu repertório mais de 10 peças, ações performáticas e intervenções, a maior parte das montagens conta com o texto e direção de Anderson Leite. Que vem ao longo desses anos construindo dramaturgias e concepções cênicas com traços definidos, levando à cena espetáculos polimorfos/conscientes. Dentre as montagens estão: Quem casa, quer casa (2010); O amor de Zé e Mariquinha (2011); Zezinho e os três porquinhos (2012); 60 saudosos (2012); Sonho avoar (2013); Bandeira no telescópio de três amigos do Recife (2013); Rasgando escuridão (2014); A podridão que há em mim (2016) A arte como remédio (2017) A máscara perversa (2017)... 

Participou de fóruns, congressos, intervenções, projetos, e festivais, recebendo por algumas montagens prêmios e indicações. Atualmente, O grupo São Gens de Teatro é parceiro da Delfos produções que compactua dos mesmos ideais São Gensniano. O grupo desenvolve suas atividades no Ibura, e todos os seus espetáculos são frutos de um teatro independente com um víeis focado numa intensa busca pela qualidade estética, tendo a RESISTÊNCIA como assinatura.