Olinda segue acompanhando o fluxo de crescimento na educação em Pernambuco. A cidade vai receber sua primeira Escola Técnica Estadual (ETE), localizada no bairro de Rio Doce. A unidade vai funcionar no terreno da Escola Compositor Antônio Maria (foto abaixo) , tornando-se um grande complexo de qualificação profissionalizante. Nesta terça-feira (26), o prefeito Professor Lupércio recebeu o governador do Estado, Paulo Câmara, e demais autoridades para a solenidade de apresentação do projeto. As obras já foram iniciadas em ritmo acelerado, com previsão para 2019.
Com investimentos na ordem de R$ 10,6 milhões, a ETE Olinda beneficiará cerca de 1,3 mil alunos e contará com 12 salas de aula, auditório, biblioteca, blocos pedagógico e administrativo, laboratórios de biologia, química, física, matemática, línguas e informática. Já na oportunidade, foi entregue também para a comunidade escolar uma quadra coberta multiuso, adicionada ao pacote de 200 já presentes no Estado. A área passa a contribuir com as políticas de valorização do esporte e lazer, já disseminadas no município de Olinda, sendo ferramentas de prevenção à violência urbana.
De acordo com o prefeito de Olinda, Professor Lupércio, trata-se de um importante passo para benefício dos estudantes e de toda a população. "A educação de qualidade também é um canal para retirada dos jovens do mundo das drogas e da criminalidade, além de qualificá-los para ocuparem boas colocações no mercado de trabalho", destacou. O governador Paulo Câmara lembrou a referência do Estado para todo o País. "Conseguimos saltar da 27º para a primeira colocação nos rankings de desenvolvimento e hoje temos alunos ganhando o mundo e mostrando que é possível vencer. Estamos assim construindo, juntos, a agenda do futuro", afirmou.
A diretora da Escola Compositor Antônio Maria, uma das mais tradicionais da cidade, e onde também estudou o músico Chico Science, demonstrou bastante alegria com a chegada da nova escola na cidade. "Trata-se de um sonho antigo, servindo como um verdadeiro resgate da autoestima de nossa comunidade", ressaltou. A unidade atual continuará funcionando, lado a lado, oferecendo educação do 6º ano do Ensino Fundamento até o 3º ano do Ensino Médio. "Poderemos compartilhar atividades, ampliando a oferta de vagas e servindo ao povo de Olinda e municípios vizinhos", lembrou o secretário estadual de Educação, Fred Amâncio.
Imprensa Olinda