Segundo o Ministério da Agricultura, as cervejas artesanais devem ter entre 2,5 e 3% de faturamento do segmento de cervejas em 2018. Ainda segundo o MAPA, em 2017 houve um crescimento do número de cervejarias de 37,7% ante 2016. A Copa do Mundo deve ajudar ainda mais nessa expansão.
Neste período, novas marcas e receitas foram lançadas em todo país. Outros tipos de eventos ajudam a expandir as cervejas artesanais. “Durante o Mundial, muitas empresas firmam suas marcas e se aproximaram dos consumidores, por meio de ações de relacionamento e experiências, sejam em festas privadas ou disponibilizando rótulos variados em estabelecimentos como opções”, disse o consultor da Dimer & Fialho, Luciano Fialho.
Artesanais em Pernambuco
De acordo com levantamento divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a cerveja artesanal tem crescido cerca de 40% ao ano e coloca Pernambuco como o oitavo estado produtor. No total, são nove fábricas, espalhadas da Região Metropolitana do Recife até Petrolina.
“Falando especificamente de cerveja artesanal, é um estado referência no Nordeste. É o que tem o maior número de cervejaria artesanal e volume de produção. Eu calculo que hoje mais de 100 mil litros de cerveja artesanal são produzidos por mês”, acrescenta Luciano, um dos sócios da primeira consultoria de cervejas artesanais do Brasil.