O Sítio São Bento é exemplo de produção agrícola sustentável, em Serra Talhada, sem utilização de agrotóxico. A história de sucesso começou quando , no começo deste ano, o dono da propriedade, Genivaldo Bezerra Lacerda , recebeu a proposta para conduzir a exploração agrícola sem uso de defensivo agrícola, feita pelos extensionistas do Escritório Local do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Adriano Edson, Dejonas Nogueira e Germano Pereira, que já prestava assistência técnica ao rebanho de gado de leite. O IPA é vinculado á Secretaria Estadual de Agricultura e Reforma Agrária.
A aceitação foi mais do que acertada. A plantação prosperou e foi diversificada. Hoje, além da criação de bovinos, ele cultiva fruteiras, tais como mamão, banana e coco, alguns tubérculos e raízes, como batata doce e macaxeira, além de várias hortaliças. Satisfeito, o agricultor vem encaminhando e comercializando sua produção nas feiras locais e já almeja evoluir ainda mais para, futuramente, conseguir o registro como produto orgânico.
“A diversidade explorações e de culturas num sistema de transição orgânica é fundamental para o manejo combate e controle de pragas e doenças e mesmo em fase inicial de exploração no atual sistema, já se observa alguns resultados e a evolução da família no tocante a produção com sustentabilidade”, explica o supervisor de Extensão Rural da Gerência Regional de Serra talhada, Tito Ferraz.
Imprensa IPA