Após passar pelo Sertão do Araripe, a Caravana da Educação aportou neste município, localizado no Sertão Central de Pernambuco. O governador Paulo Câmara comandou, nesta sexta-feira (15.06), a 10ª edição do circuito de atividades e da Pactuação de Metas, que foi realizado na Escola Aura Sampaio Parente Muniz. Paulo aproveitou a passagem pela cidade para ir até a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) de Salgueiro e realizar, oficialmente, duas inaugurações: a reforma e ampliação daquela unidade escolar e da construção da quadra coberta da mesma escola.
As ações do circuito foram divididas em três polos – Esportivo, Cultural e Central – e envolveram diversos estudantes da rede e da comunidade escolar. Foram realizadas atividades como competições esportivas, apresentações de dança e artes cênicas e oficinas movimentarão os Polos Esportivo e Cultural. Em Salgueiro, o polo esportivo foi realizado na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Carlos Pena Filho, no período da manhã. Já as atividades do polo cultural e central foram concentradas na EREM de Salgueiro, pela manhã e tarde, respectivamente.
À tarde, os estudantes terceiranistas das escolas da regional tiveram a oportunidade de participar do Polo Central. Lá, aconteceram apresentações dos projetos Enem, Tá Ligado?, com foco na preparação para o Enem, e do PE no Campus, iniciativa lançada pelo Governo do Estado no final de 2017 que visa fortalecer ainda mais a educação pública de Pernambuco, por meio de um conjunto de ações de mobilização de estudantes e apoio financeiro, mediante bolsas, aos estudantes de baixa renda da Rede Estadual de Ensino que forem aprovados em instituições públicas de ensino superior.
Já a Pactuação de Metas, que aconteceu pela manhã, é um importante momento de discussão de metas para o ano de 2018 entre a Secretaria de Educação e as escolas, em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (SEPLAG), para que todas conheçam suas metas com foco no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE). O encontro foi realizado na Escola Aura Sampaio Parente Muniz e envolveu gestores de todas as 27 unidades de ensino jurisdicionadas à gerência regional.
REFORMA - As obras de intervenção da EREM de Salgueiro contemplaram a reforma geral da cobertura da escola, pintura geral, instalação de forros e equipamentos, num investimento total de aproximadamente R$ 439 mil. A escola tem 533 estudantes matriculados. Em sua infraestrutura, a EREM conta com área administrativa, 16 salas de aula, biblioteca, auditório, laboratório de informática, laboratório de ciências e biologia, laboratório física e matemática, cozinha, recreio coberto/refeitório, 2 baterias de WCs de alunos e quadra coberta. A intervenção na EREM de Salgueiro contou também com a construção da quadra coberta da escola, no valor de R$ 371 mil, numa área total de 627 metros quadrados.
Secretaria de Imprensa de Pernambuco