Fortalecer e promover o cuidado integral à saúde e realizar ações nos terreiros do município. Com essas propostas a Gerência de Políticas Estratégicas de Olinda está definindo com o Grupo de Trabalho de Saúde da População Negra estratégias de levar assistência médica aos terreiros da cidade. Nesta terça-feira (08.05) foi realizado, no auditório na Policlínica João Barros Barreto, Carmo, um encontro para discutir o tema. A reunião contou com as participações de representantes das coordenações das secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, e do segmento de matriz africana da cidade.
O gerente do Centro de Vigilância Ambiental de Olinda (CEVAO), Henrique Silva, ministrou uma apresentação voltada para os cuidados e prevenções que as pessoas de terreiros devem ter com as arboviroses. “É preciso orientar a comunidade dos terreiros para ter prevenção ao armazenar água nas quartinhas, jarras, copos, apotis (tipo de jarra), tanque de oxumaré e aguidá, pois pode ocasionar focos do Aedes e provocar proliferação”, alertou.
A coordenadora de Atenção à Saúde da População Negra de Olinda, Carmem Cavalcanti, enfatiza a necessidade de estar perto desse segmento e oferecer um serviço de qualidade. “Esse encontro do Grupo de Trabalho é fundamental e vamos promover atividades e visitas aos terreiros para orientar o público e levar saúde aonde o povo está”, reforçou.
Durante o encontro, além do debate sobre medidas preventivas pertinentes às doenças, também esteve em pauta preconceitos e paradigmas. Ficou definido que o Quilombo Urbano de Xambá, situado no bairro de São Benedito, receberá ações de saúde no próximo dia 12 de junho; e o terreiro de Pai Ivon, em Santa Teresa, o trabalho será promovido no dia 5 de julho.
Vacinação – Neste sábado (12.05), Dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, os terreiros de Pai Brivaldo (Cidade Tabajara), Cleiton (Vila Manchete), Ivon (Santa Teresa) e Xambá (São Benedito) estarão funcionando como pontos para aplicação da vacina.
Imprensa Olinda