Nesta sexta-feira (04), os jovens empreendedores do bairro do Salgado, em Caruaru, participaram da última aula do curso presencial e assessoria na incubação de negócios, promovido pela Secretaria Nacional da Juventude, por meio do Programa Inova Jovem. A capacitação teve a duração de três dias, com o total de 30 horas, e foi articulada pela Prefeitura de Caruaru, através da Coordenadoria de Juventude, que faz parte da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH).
As aulas foram realizadas no Cras Salgado, sob a instrução do professor Diego Pereira Cimirro, da Agência de Fomento Social Besouro, especialmente contratada para o projeto. Para essa formação, foram 11 participantes, com idade entre 18 e 29 anos. A iniciativa foi realizada com o intuito de viabilizar alternativas que possibilitem aos jovens começar ou aprimorar o próprio negócio, com preparação para atuar, de maneira independente, como empreendedores criativos. O local foi escolhido com base no critério do programa, que visa o incentivo ao empreendedorismo e inovação em comunidades pobres e de periferias.
“Foi uma formação voltada para o potencial da nossa região, que é o empreendedorismo, só que para os jovens. Percebemos aqui muitos talentos e, diante disso, vamos estudar uma forma de aproveitar essa juventude empreendedora, que passou pela formação, e ver a possibilidade de criar novas turmas”, assegurou a prefeita da cidade, Raquel Lyra. “É uma maneira de a gente fazer com que o jovem possa ter seus direitos garantidos, possibilitando a eles uma atuação concreta, empreendendo, buscando uma geração de renda e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da nossa cidade”, complementou o secretário da SDSDH, Fernando Silva.
Imprensa Caruaru