Neste final de semana, as crianças que passaram pela Praça de Alimentação do Shopping Patteo Olinda, em Casa Caiada, puderam brincar na mini pista para bicicletas montada pela Prefeitura de Olinda. A ação integrou o lançamento da Campanha Maio Amarelo da Secretaria de Transportes e Trânsito.
Com o tema "Nós somos o trânsito", as equipes de educação no trânsito ensinaram aos pequenos como se comportar com relação ao trânsito. A ideia é de que as crianças possam se transformar em multiplicadoras das dicas de segurança para os adultos com quem elas convivem. Além das atividades lúdicas, a população também receberá orientações sobre como evitar acidentes.
Ainda como parte das atividades do Maio Amarelo, a Secretaria de Transportes e Trânsito tem emitido, gratuitamente, o Cartão de Estacionamento para idosos, deficientes físicos e outras vagas especiais. O documento pode ser obtido, também no Shopping Patteo. Para solicitar a permissão de estacionamento é preciso apresentar identidade, CPF, comprovante de residência e um laudo da deficiência ou da condição especial (gravidez, por exemplo).
Em Olinda, as atividades da campanha "Nós somos o trânsito", do Maio Amarelo, seguem por todo o mês com cronogramas que envolvem ações educativas em escolas, bares, restaurantes, terminais integrados e semáforos das principais vias da cidade.
Maio Amarelo - A campanha do Maio Amarelo é promovida anualmente com objetivo de alertar para o grande número de mortes no trânsito. Em 2010, a Assembleia-Geral das Nações Unidas editou uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. Atualmente, os acidentes de trânsito são os principais responsáveis por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos.
Esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país. Se nada for feito, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, em 2030.
Imprensa Olinda