quarta-feira, 9 de maio de 2018

As contribuições do Design Thinking para a educação

Neste sábado, 12 de maio, o ProfLab promove mais uma experiência de aprendizagem criativa no Recife. O encontro sobre Design Thinking aplicado à educação integra o calendário do projeto de inovação para a educação reconhecido pelo Google for Education e pelo MIT Media Lab. A atividade acontece das 8h30 às 12h30 na unidade Aflitos da ABA Global Education.

O Design Thinking sempre está relacionado a projetos. Trata-se de um conjunto de estratégias utilizadas por designers para ajudar na resolução de problemas complexos. Por projeto podemos entender a intenção de realizar ou desenvolver algo: um robô, uma cadeira, uma aula ou até mesmo uma reforma na casa. Ao conectar processos e analisar cenários, o Design Thinking desperta o potencial criativo ao lançar mão do trabalho colaborativo e da experiência prática.

A formação Design Thinkng para Educadores vem para apresentar aos profissionais da educação as contribuições da abordagem para a transformação das práticas pedagógicas. O Design Thinking ensina a professores, gestores e alunos que as melhores soluções são motivadas pela empatia e têm como foco a experiência do usuário. O método também põe em destaque o trabalho colaborativo fazendo entender que nenhuma resposta é perfeita e há múltiplas maneiras de enxergar e resolver um único problema.

A experiência vai ser guiada pelo educador Alessandro Lima. Com 15 anos de carreira, o Senior UX Designer e Certified Scrum Master atuou em diferentes instituições aplicando os conceitos do Design a projetos ligados à educação integrando equipes de instituições como o C.E.S.A.R., a UFRPE e a Escola Técnica Cícero Dias - NAVE Recife.

Para participar do ProfLab e completar a jornada de aplicação prática do Design Thinking é necessário realizar inscrição no link: http://www.souproflab.com.br/formacoes. Os participantes irão desenvolver um projeto a partir dos insights alcançados ainda durante a formação. A ideia é que os conhecimentos adquiridos possam ser aplicados pelos educadores em suas práticas imediatamente. A certificação de curso livre tem carga horária equivalente a 4 horas de aprendizagem.