O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (Sesi/PE) lançou a Campanha 2018 de Vacinação contra a Gripe. A iniciativa pretende proteger os trabalhadores da indústria contra o pior surto da gripe que atingiu os Estados Unidos na última década e já começa a fazer vítimas no Brasil. Para isso, o Sesi/PE antecipa a campanha e começa a vacinar o público já a partir deste mês. A meta é imunizar 20 mil trabalhadores em todo o Estado para evitar prejuízos à saúde do colaborador e à produtividade das empresas. Mais informações pelo telefone 0800.600.9606.
As doses fazem parte de um lote preparado para combater a mutação mais recente do vírus Influenza em suas três formas mais graves, especialmente a H3N2, responsável por 47 mil infectados e 63 mortes nos Estados Unidos até fevereiro deste ano e que, de acordo com o Ministério da Saúde, já provocou 10 das 28 mortes no país por gripe até março deste ano e outros 57 infectados.
"A tendência é que com a chegada do inverno os casos de infectados aumentem", afirma coordenadora do programa de Vacinação do Sesi/PE, Ana Flávia Borba. As outras formas de Influenza (H1N1 e B) já provocaram 228 casos e 28 óbitos no Brasil. A Secretaria Estadual de Saúde já identificou a circulação dos três vírus (H3N2, H1N1 e Influenza B) em Pernambuco.
Apesar de ser considerada uma doença comum, de fácil transmissão, a gripe pode desencadear problemas respiratórios graves e até levar à morte. Anualmente, são registrados de 650 mil óbitos decorrentes de gripe no mundo, segundo último levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS). Ainda, de acordo com a instituição, a gripe é a maior causa de perturbações na vida diária e faltas ao trabalho de pessoas entre 18 e 64 anos.
“É importante lembrar que nossa campanha não concorre com a rede pública, mas é complementar a ela, pois vacinamos aquelas pessoas que normalmente estão fora dos grupos de cobertura do governo. Somos mais um agente atuando para garantir a qualidade da saúde da sociedade”, lembra Borba. Por isso, o Sesi oferece a dose pelo valor entre R$ 17,00 até R$ 41,25 para as indústrias, um valor 62% abaixo do praticado pelo mercado. “Estamos subsidiando o valor da vacina para garantir que a indústria possa proteger a saúde do seu colaborador”, assevera o superintendente da entidade, Nilo Simões.
Vale destacar que muitas empresas têm direito a vacinar seus trabalhadores pelo Sesi e não sabem. Para se ter uma ideia, as pessoas que trabalham em padaria, pizzaria, oficina mecânica, construção civil, confecção, gráfica, fabricação de alimentos, bebidas, tijolos e telhas, móvel, empresas de refrigeração e climatização, instalação e manutenção de redes e telecomunicação, marmorarias, material de limpeza e gelo, gesso, cimento, adubos, plantação de cana-de-açúcar podem ser vacinadas pelo Sesi, pois são trabalhadores da indústria. “É importante que as pessoas saibam que indústria não é apenas quem trabalha em grandes empresas com linha de montagem, mas toda pessoa que atua na transformação de um produto ou outro”, esclarece Simões.
Uma vantagem da vacinação do Sesi é que a aplicação é realizada na própria empresa, durante o expediente, o que reduz a ausência do posto de trabalho, ou na unidade do Sesi/PE mais próxima. A entidade pretende finalizar as imunizações até julho ou quando acabar o estoque.
Imprensa SESI/PE