segunda-feira, 26 de março de 2018

Paixão de Cristo em Camaragibe


Com referencias à violência contra mulher, na cena do apedrejamento da mulher adultera ou no debate dos sacerdotes como uma plenária da câmaras de políticos, ainda a truculência das autoridades ou a dor das mães que perderam os filhos para a violência e a marginalidade, são alguns pontos que a Paixão dos Camarás, apresenta em sua encenação, fazendo uma ponte entre os ensinamentos de Cristo e nossos dias atuais.

Em mais de uma década de existência, o Drama da Vida, Morte e Ressureição de Cristo, já foi vista por cerca de 150 mil pessoas, reunindo mais de 1000 profissionais locais e convidados de outros municípios como Recife, Olinda, Igarassu, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Limoeiro e Serra Talhada, fará sua temporada 2018, nos dias 30 e 31 de março e 01 de abril na Praça de Eventos da Vila da Fábrica, às 20h, em Camaragibe, região metropolitana do Recife.

A encenação desta peça é uma característica da Semana Santa em todo Estado e em Camaragibe é uma tradição, que vem da década de 1960, onde na Gruta do Sagrado Coração de Jesus, no mesmo bairro da atual encenação, religiosos dramatizavam o Calvário de Cristo. 

A Cia Popular de Teatro de Camaragibe reuniu os melhores artistas, técnicos e comunidade, resgatou a tradição da vila operária mais antiga da América Latina e montou o espetáculo que hoje está no calendário cultural oficinal do município. 

Para as comemorações a direção do espetáculo procurou renovar e inovar: atores revezam de personagens, conferindo uma nova dinâmica a cena; dois novos palcos foram instalados, inclusive um no meio da plateia; novos personagens e novas cenas foram inseridas, como a dos Sacerdotes do Templo, que este ano será na forma de teatro de arena; a foi composta especialmente para a encenação pelo DJ Tobias, com músicas e novas gravações; figurinos são revistos, tudo para que um novo espetáculo seja apresentado. 

Manter a tradição e importância história trazendo a cena outros debates do mundo contemporâneo, é um dos focos da temporada 2018, “A paixão dos camarás é um espetáculo onde a fé, a história e o entretenimento se unem e levantam questões de caráter social, um deleite para o elenco e para os espectadores, que poderão refletir sobre os ensinamentos de Cristo com um debate contemporâneo.”, destaca o diretor D´Lúcard. 

Além de atividade religiosa e cultural, a encenação é fonte de renda e geração de trabalho temporário para artistas e profissionais autônomos. Atores, diretores, técnicos de luz e som, cenógrafos, maquiadores, costureiras, marceneiros, ferreiros e produtores passam 40 dias envolvidos no processo de montagem. 

Serviços:

Espetáculo: Paixão de Cristo de Camaragibe - “A Paixão dos Camarás”
Data: 30 e 31 de março / 01 de abril - Horário: 20h
Local: Praça de Eventos - Vila da Fábrica - Rua Padre Ozeas Cavalcante, Camaragibe

Elenco Principal
Jesus – André Xavier
Judas – Geraldo Cosmo
Maria – Gabi Lapenda
Mae de Judas – Mery Lins
Herodes – Mano Casado
Herodiade – Fabiana Karla Souza
Pilatos – Geraldo Barros
Caifaz – Bernardo Júnior
Madalena – Doralice Lopes
Anjo Gabriel – Renato Júnior
Lucifer – Flávio Andrade

Equipe técnica 
Texto e Direção Emanuel David D´Lúcard
Assistente de direção Fabiana Karla Souza
Coreografias Renato Júnior
Figurinos Francis de Souza
Cenários Lupercio Kallabar 
Iluminação João Nascimento
Produção Executiva Juvino Agne


Com informações do jornalista e dramaturgo Emanuel David D'Lucard