Não se trata de feitiçaria, mas da nova campanha em que a FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo lançou contra os aumentos das taxas de juros. Na campanha,o slogan #ChegaDeEngolirSapo e um enorme sapo inflável foi colocado na frente da sede da entidade, na Avenida Paulista.
O sapo substitui o pato amarelo, que virou símbolo da deposição do governo Dilma Rousseff. Mas a ave acabou virando outro símbolo, o "Manifestoche" retratado na Paraíso do Tuiuti, vice-campeã do carnaval carioca.
Segundo a revista Veja, A nova campanha ocorre em um momento em que a Selic, taxa básica de juros do país, atinge o valor mais baixo da história: caiu de 14,25% para 6,75% ao ano. A federação argumenta que os juros cobrados dos consumidores e das empresas brasileiras, no entanto, continuam altíssimos, o que significa que a redução não foi repassada.
Já a revista Carta Capital afirma que os juros praticados pela economia caíram, mas de forma bem mais modesta do que a Selic. De acordo com os dados da Nota de Política Monetária à imprensa e Operações de Crédito, divulgada no último dia 29 pelo Banco Central, o juros cobrados no cheque especial, por exemplo, estavam em 323% ao ano em dezembro e sofreram uma queda praticamente irrisória em um ano: eram 328% ao ano em dezembro de 2016. No cartão de crédito era 334% ao ano em dezembro. Após o último corte da Selic, o empresariado reforçou que o que importa agora é que a redução da taxa básica chegue no tomador de crédito.
Panfletos como este abaixo foram distribuídos às pessoas que passavam na frente da FIESP: