Pernambuco, e boa parte do Brasil, está se preparando para receber um dos feriadões mais esperados do ano: o carnaval. A festa é também uma época marcada pela combinação de horas na rua, bebidas e muita paquera, que proporcionam sempre beijos calorosos entre amores antigos ou até mesmo um mero desconhecido. Mas além de aguçar os sentidos e ter fatores benéficos ligados à saúde, os beijos podem acarretar alguns riscos.
“O beijo é a prática comum dos foliões, o hábito pode transmitir doenças, pois a boca é uma porta de entrada para bactérias e vírus. As enfermidades mais comuns que podem ser transmitidas pela prática do beijo são herpes simples, gripe, sapinho (candidose), monocleose (conhecida como a doença do beijo), hepatite e sífilis”, explicou a Cirurgiã Dentista da Azevedo Odontologia, Marcella Azevedo.
Tais doenças são transmissíveis pelo beijo, uma vez que em uma única gota de saliva trocada podem existir mais de dois bilhões de bactérias. É importante lembrar que o beijo deve ser dado com responsabilidade e que para isso a saúde bucal precisa estar em dia, levando em consideração os cuidados diários.
“Os dentes devem ser escovados após cada alimentação, ou no mínimo cinco vezes ao dia. Para ter uma boa limpeza, deve-se fazer movimentos circulares de dois em dois dentes, seguidos de movimentos para frente e para trás. O uso do fio dental em todos os dentes também deve ser diário”, revelou. Ainda segundo a dentista, 20% das bactérias estão em nossas línguas. Dessa forma, não podemos esquecer de escová-la ou utilizar um raspador lingual. Os enxaguantes, de preferência sem álcool, completam a higiene bucal. Estas medidas previnem doenças da cavidade bucal, como cáries e doenças periodontais.
Outras dicas
- Ter cuidado com o excesso de bebidas alcoólicas: altas doses de álcool com o excesso de calor pode levar a desidratação, que além de um risco para a saúde geral leva um desconforto para a higiene oral, onde a pessoa desidratada produz menos saliva levando ao mau hálito. Outro hábito que também leva ao mau hálito são grandes períodos em jejum, então não devemos ficar muito tempo sem comer.;
- Um cuidado que devemos ter é para abrir as latas e embalagens, onde não podemos utilizar os dentes para essa prática, pois se usá-los de maneira inadequada podemos causar um traumatismo dentário;
- Como estamos numa região onde o sol está bem presente, deve-se ter cuidado com o excesso de exposição, devendo utilizar protetor labial para proteger a boca dos raios solares e prevenir o câncer de boca;
- Deve-se ter cuidado ao usar piercing ou algum outro adereço nos dentes durante o carnaval, pois eles podem ser porta de entrada para infecções. O contato com essas estruturas podem danificar os dentes ou restaurações existentes.
Apesar de milhões de bactérias serem trocadas durante o beijo, se você seguir os cuidados e manter a higiene bucal em dia, beijar é um ato seguro, que traz benefícios ao corpo, principalmente em datas comemorativas e de muita festa, como é o caso do Carnaval.
Imprensa Caruaru