O atual ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM-PE), utilizou um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para cumprir agenda oficial em Recife (PE), seu domicílio e reduto eleitoral. Entre um compromisso e outro, o democrata tirou uma folga para curtir camarotes nos carnavais de Olinda e da capital pernambucana.
De acordo com registros disponibilizados pela FAB, Mendonça compartilhou o avião com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, de Brasília a São Paulo na quarta-feira (7). No dia seguinte, seguiu em outro voo da Força Aérea de São Paulo para Recife (PE). Em ambos os trechos, as viagens foram justificadas pelo Ministério da Educação (MEC) como "a serviço".
Na capital pernambucana, o ministro curtiu o sábado (10) de Carnaval no camarote oficial do Galo da Madrugada. Na mesma área VIP, estavam o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), e o prefeito de Recife, Geraldo Júlio (PSB), rivais de Mendonça na política pernambucana. Na terça (13), Mendonça compareceu ao Carvalheira na Ladeira, um dos camarotes mais badalados da folia de Olinda. Na foto que ilustra a matéria, ele está entre a jornalista global Mônica Silveira e a sua esposa, Tarciana Villaça.
O Decreto n° 4.244/2002, que dispõe sobre os voos da FAB, lista alguns motivos para o uso da Força Aérea para autoridades, como "segurança e emergência médica, viagens a serviço e deslocamento para o local de residência permanente". Podem usar a FBA o vice-presidente, presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados; ministros de Estado; e comandantes das Forças Armadas.
Portal Brasil 247