12 DICAS DE SEGURANÇA PARA O CARNAVAL - IGOR LEITE
1) Nada de levar eletrônicos caros (máquina fotográfica, celular…) para a folia. No carnaval a incidência de furtos e roubos aumenta, principalmente em áreas com muitas pessoas e pouco espaço. DICA: Se precisa de telefone, leve um aparelho velho, barato. Se for em grupo, podem levar apenas um aparelho para todos fazerem uso.
2) Não leve uma carteira com todos os seus documentos e não coloque em qualquer bolso! Há pessoas muito habilidosas em abrir bolsos, até com zíperes ou botões. A perda de documentos é muito comum no carnaval. DICA: Leve apenas a habilitação ou RG e coloque junto com o dinheiro em um bolso ou carteira que fique por dentro da roupa e na frente, dificultando a ação criminosa. Não esqueça documento de identificação.
3) Ande de preferência em grupo, pois alguém com más intenções escolhe sempre uma vítima sozinha e que parece perdida no meio da multidão. Também não passe no meio de grandes grupos que parecem fazer algazarra, pois a intenção pode ser criminosa. DICA: Marque sempre um ponto de encontro com os amigos, para evitar qualquer desencontro em caso de confusão. Ande em grupo.
4) Em caso de briga ou confusão, afaste-se o mais rápido possível e procure um espaço mais aberto e em segurança. Muitas vezes tentar apartar uma confusão pode acabar fazendo com que se torne também parte dela. Tente visualizar o policiamento mais próximo e informe do ocorrido. DICA: Fique sempre atento para confusões e acione o policiamento local.
5) Se for estacionar, coloque o veículo em local com segurança. Nunca deixe objetos de valor no veículo, principalmente se puderem ser visualizados pelas janelas. Isso muitas vezes atrai a atenção do criminoso. DICA: Não deixe nada de valor no veículo e procure estacionamento seguro.
6) Bebida não combina com o volante e, além da possibilidade de multa e prisão, acidentes podem ser fatais. Dirija com o dobro de cuidado, respeitando 3 vezes mais os pedestres. Muitos estão alcoolizados e ninguém quer tirar a vida de outra pessoa, ainda que a culpa possa não ser sua. DICA: Reduza a velocidade durante o carnaval e, se for beber, opte pelo táxi (ou UBER)! Cuidado para não esquecer seus objetos pessoais dentro do táxi, UBER ou coletivo.
7) Ao comprar bebidas ou alimentos e entregar uma nota de valor elevado, diga em voz alta o valor da nota que está entregando e faça com que o vendedor preste bem atenção. Muitos tentam ludibriar os compradores e dão troco de dois reais para uma nota de cem. DICA: Atenção total na hora de comprar e receber o troco, principalmente quando entregar nota de valor mais elevado. Respeite quem trabalha no carnaval.
😎 Respeite a mulher (ou homem) do próximo e saiba pedir desculpas caso cometa algum excesso ou engano. Evite confusões que podem acabar com a brincadeira da folia. DICA: Respeite o espaço do próximo e evite amigos brigões. Uma confusão pode acabar em lesão grave e findar em delegacia ou hospital, acabando com o carnaval. Também não pratique determinados atos obscenos em via pública. Há local adequado para isso.
9) Cuidado com as bebidas e comidas de rua! Verifique o acondicionamento e as condições de higiene do vendedor. Assim você evita uma infecção intestinal no meio da folia. DICA: Coma sempre em lugares de sua confiança e verifique o uso de luvas e a forma de acondicionamento do alimento. Hidratar com água também é essencial. Use também protetor solar e evite longos períodos de sol na cabeça nua.
10) No carnaval o cuidado com as crianças deve ser redobrado. Muitos pais perdem os filhos na folia. DICA: Faça com que a criança saiba o endereço e os telefones dos pais decorados. Ensine a criança a procurar a polícia, caso fique perdida. Nunca perca seu filho de vista e, de preferência, use algo para prender a criança ao seu corpo ou braço. O ideal é ter duas ou mais pessoas atentas para cada criança que brinca carnaval. Acione a polícia, imediatamente, caso ocorra qualquer problema. Cuidado redobrado com hidratação e excesso de sol. Se possível, deixe a criança em casa. (boa dica de uma leitora: pulseira com nome e telefone dos pais).
11) Não leve animais para a folia. O lugar do seu bichinho é em casa. DICA: Respeite o seu animal de estimação que, diferentemente de você, não foi feito para o carnaval. Deixe ele com água e comida e, se possível, não deixe o animal sozinho muito tempo.
12) Nunca perca a cabeça! Depois do carnaval a vida prossegue normalmente e não há nada como um dia após o outro. Não esqueçamos ou deixemos as responsabilidades de lado. Não transforme seu carnaval em arrependimento. DICA: Mantenha sempre a paz e harmonia com os familiares e amigos. Sexo deve ser sempre seguro. Cuide de sua própria vida e saúde, lembrando que a vida continua depois da folia.
Podem contar sempre com a polícia, que deixará a família e a festa de lado para trabalhar, e muito, pela segurança dos foliões! Procurem sempre a polícia quando diante de qualquer problema.
Informações do Facebook do Delegado Igor Leite