Durante o processo de luto, a retomada às atividades rotineiras pode custar a entrar nos eixos novamente. As “primeiras vezes”, como ir pela primeira vez ao lugar preferido de um ente querido após o falecimento, podem gerar um sentimento doloroso. É o que acontece também em datas comemorativas, principalmente quando são as primeiras longe do falecido.
Aniversários, Natal ou mesmo o Carnaval, sempre associado a muita alegria, trazem muitas dificuldades na superação do luto. Segundo a psicóloga do luto do Morada da Paz, Mariana Simonetti, a melhor forma de lidar com o luto nessas ocasiões é dando um novo significado para essas datas. “Há casos de filhos que perderam os pais e não viam mais sentido no Dia dos Pais por exemplo. Mas quando seus filhos nasceram, eles conseguiram construir um novo significado para a data”, explica Mariana.
O processo do luto sempre vai ser muito delicado e pessoal, mas, independente da fase em que ele esteja, é essencial ressignificar tudo aquilo que lembra o ente querido e seguir em frente.