quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Carnaval gera emprego e renda para catadores de Olinda

Cuidar do meio ambiente, gerar oportunidade de renda durante os dias de Carnaval, esses são os objetivos da parceria que a Prefeitura de Olinda está mediando junto com cooperativas de catadores. Serão aproximadamente 150 pessoas capacitadas para atuar no recolhendo de materiais como latinhas de alumínio e garrafas plásticas. Materiais muito descartados durante a folia e que podem gerar transtornos para a manutenção da cidade se não tiverem o destino correto. 

Duas bases de recolhimento vão funcionar na Praça do Carmo, um dos pontos centrais da festa. Para este trabalho, além da Secretaria de Meio Ambiente, com a Secretaria Executiva de Planejamento Ambiental; participam a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Coocencipe) e a Associação dos Recicladores de Olinda (ARO).

Os catadores passaram por curso de capacitação e no próximo sábado terão um café da manhã antes de começar a trabalhar. O diretor de diretor de Planejamento e Educação Ambiental da Prefeitura de Olinda, Cristiano Carrilho, destaca que a iniciativa é fundamental para a cidade.

"Ganham todos com a destinação correta. O que iria entupir galerias, canais e outros locais segue para cooperativa, é tratado e reciclado. Os catadores ganham com a venda. Uma boa renda é possível conseguir com a grande quantidade recolhida", afirmou. No último domingo (04.02) ele coordenou uma ação de conscientização durante as Virgens do Bairro Novo. 

Imprensa Olinda