A rotina do Hospital Miguel Arraes (HMA) foi alterada, por cerca de uma hora, nessa terça-feira (06). Com a chegada do carnaval e como acontece todos os anos, a unidade realiza uma sensibilização voltada para a prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Aids junto a funcionários, pacientes e acompanhantes. Na ação deste ano, a atração foi o Grupo Artístico Sócio-cultural Kallinas, que se apresentou pela manhã, no hall da recepção do prédio da Administração.
A atividade teve início com uma explanação da enfermeira Thássia Azevedo, gerente do Núcleo de Epidemiologia (NEPI/ HMA), sobre a importância de se prevenir contra as doenças sexualmente transmissíveis: “o uso do preservativo continua sendo a principal forma de proteção contra essas infecções, principalmente nesta época do ano. Devemos nos cuidar para evitar problemas futuros”, alertou. O NEPI teve o apoio do Serviço Social do HMA para a ação.
Em seguida, a vocalista do Kallinas, Luciene Pimentel, falou um pouco sobre a história do grupo, conhecido anteriormente por Conxitas, mas que desde 2016 se apresenta com o novo nome. Formado só por mulheres, dentre suas nove integrantes está a ouvidora do HMA, Juliana Santos, na ala da alfaia. Sem o traje do grupo, mas com muito ritmo, Juliana também participou da apresentação, que durou 40 minutos e reuniu dezenas de pessoas. Durante o show das meninas foram distribuídos preservativos e material informativo ao público.
Com informações da jornalista Iana Gouveia