A 99, startup brasileira de mobilidade urbana fundada em 2012, fechou o ano com o mês mais seguro de sua história. Foram cerca de 80% menos incidentes em dezembro em comparação a julho, quando foi criado o setor de segurança da empresa. Isso tudo apesar do aumento de 277% nas corridas.
A 99 conquistou este resultado graças à sua área de segurança, uma equipe multidisciplinar formada por mais de 30 pessoas, incluindo ex-militares, engenheiros de dados e até psicólogos. O time funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, dedicado exclusivamente a garantir a proteção dos usuários.
Desde a criação do setor de segurança, a 99 implementou diversos programas que fizeram a diferença no dia a dia dos motoristas e passageiros. Um dos destaques foi o desenvolvimento da inteligência artificial. Ela monitora as corridas em tempo real, identifica o perfil dos usuários e mapeia áreas seguras da cidade. O levantamento é fundamentado por estatísticas internas e externas. Todas as informações são então avaliadas pelos membros da equipe de segurança.
Além disso, a 99 possui um canal exclusivo para atendimento de emergências, o 0800-888-8999. O serviço oferece auxílio imediato e informações do que fazer em caso de incidente. O atendimento atende às necessidades de cada tipo de ocorrência, com apoio emocional e psicológico.
“Com essas iniciativas, a 99 está com 99,99% das corridas seguras”, diz Leonardo Soares, diretor de segurança do aplicativo. “E subindo, para que em 2018 os números sejam ainda melhores.”