O primeiro Capacita Consec, realizado na noite da última quinta-feira (14), no Colégio Municipal Álvaro Lins, reuniu todos os 30 conselheiros e contou com a participação da prefeita Raquel Lyra, além dos secretários Daniel Meira, de Camaragibe, e Elmo de Freitas, de Moreno. “Agradeço a cada um de vocês, caruaruenses, que estão acreditando nesse trabalho, pois, sem a população, isso não faz sentindo nenhum. Então, a participação de cada conselheiro aqui e nas comunidades, fazendo esse elo entre o poder público e a população, faz todo o trabalho de prevenção à violência caminhar”, relatou, emocionada, a prefeita Raquel Lyra.
O Evento de Interatividade Social, realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Ordem Pública, teve como palestrante o Coronel da Polícia Militar e Professor Júlio César, ampliando o diálogo e os conhecimentos sobre a importância da participação comunitária na segurança pública. “Só podemos trabalhar de forma transparente, entre a comunidade e o poder público, quando somos capacitados. A prefeitura está de parabéns, pois, no primeiro ano de gestão, implantou cinco Consecs e, no próximo ano, serão mais oito. Caruaru já está tomando um novo rumo quando nos unimos para prevenir a violência”, destacou Mauricélia Barbosa, do Consec Santa Rosa.
Foram cinco CONSECs implantados em Caruaru no primeiro ano de gestão. Primeiro, no bairro Santa Rosa; depois, no 4º distrito da zona rural, bairro do Salgado, 2º distrito da zona rural e, agora, no Bairro Kennedy. E estão planejados para 2018, mais oito implantações de Consecs.
Entenda o CONSEC:
Na implantação do Conselho de Segurança Cidadã dos bairros e da zona rural - CONSEC, através da Secretaria de Ordem Pública (SECOP), é realizada uma reunião ordinária, onde é estabelecido um espaço de diálogo e discussão entre o poder público municipal e os representantes das comunidades (zona rural e urbana), objetivando a rapidez na resolução dos problemas de ordem pública.
A comunidade é responsável pela composição do conselho, que tem seis membros, e, através dessa mesa diretora, os problemas daquele bairro ou distrito serão apresentados através da Secop ao comitê “Juntos pela Segurança”. Este também será responsável pela implantação e monitoramento do Plano Municipal Juntos pela Segurança, em consonância com as ações e atribuições constitucionais dos diversos órgãos da esfera do poder público federal e estadual que atuam na preservação da ordem pública, trazendo, assim, resultados positivos na prevenção à violência em Caruaru.
A cada 30 dias da data de formação do Conselho de cada bairro, a Secretaria de Ordem Pública vai até as comunidades e realiza as reuniões devolutivas, onde são estregues as respostas das demandas.
Secretaria de Imprensa de Caruaru