O goiano Fábio Martins dos Santos, de 29 anos, se recupera bem após passar por um transplante de fígado realizado no Hospital Jayme da Fonte, na última quarta-feira (6). O jovem, que se mudou recentemente para Londres, na Inglaterra, foi diagnosticado com cirrose autoimune, em agosto deste ano.
Em novembro, Fábio foi internado em um hospital da capital britânica para realizar o transplante, mas teve o pedido negado. A partir daí, a família do rapaz tentou suporte com a Embaixada do Brasil que tentou viabilizar a cirurgia, mas não obteve sucesso porque a lei britânica proíbe a realização de transplantes em estrangeiros ilegais. Amigos começaram então um apelo pela vida do jovem nas redes sociais, que chegou até algumas pessoas que se solidarizaram e decidiram custear a UTI aérea (cerca de 60 mil euros), para o paciente vir diretamente para o Recife.
Fábio desembarcou no Aeroporto dos Guararapes no domingo (27) e foi encaminhado diretamente para o Hospital Jayme da Fonte, onde foi operado pela equipe do médico Cláudio Lacerda. “A cirurgia foi realizada com sucesso, o jovem passa bem e a previsão de alta é para esta quarta-feira (13)”, afirma o médico. A história de Fábio é um bom exemplo de como o Polo Médico de Pernambuco vem se destacando por sua competência, principalmente no quesito de transplantes hepáticos. É comum ouvir histórias de pacientes que saem do Nordeste para fazer tratamentos médicos no Sul e Sudeste. Hoje, a inversão do fluxo nesse cenário, vem se tornando cada vez mais frequente.