Que tal assistir ao espetáculo “A Mandrágora”, não a obra clássica de Maquiavel escrita no século XVI, mas a versão concebida pelo dramaturgo Guilherme Vasconcelos, que também é um dos escritores da série global, Os Dias Eram Assim; que a partir da obra de Maquiavel, só que ambientada no sertão nordestino. Se você gosta de rir com as armações daquele povo esperto que teima em passar os outros para trás (vide Cancão, Benedito, João Grilo & Companhia), esta montagem é um prato cheio! A realização é do produtor Taveira Junior, da Galharufas Produções, tendo como convidado para ficar à frente da encenação, Marcondes Lima, responsável ainda pela direção de arte.
No enredo, um rapaz jovem que desfrutar dos prazeres carnais junto a uma esposa de moral irretocável, casada com um coronel mandão que não consegue lhe dar filhos ( ou o problema será com ela?). O galã namorador tem a parceria de um amigo sacana armador de planos, que consegue induzir outras figuras nada confiáveis, como um padre e a própria mãe da moça, cada qual com seus interesses fortuitos, para o plano. A ideia é por o rapaz fingindo-se de médico respeitável conhecedor da cura para o mal do casal, uma receita à base de um a planta chamada mandrágora.
Bom, o que se ê a partir daí são mil enganações e trapaças, que revelam que ninguém ali é santo e todos escondem verdadeiras imoralidades. A obra traz como maior destaque o uso de expressões do universo nordestinês que o diretor Marcondes Lima apimentou ainda mais a coisa, com certo erotismo que paira em toda a montagem aliando a canções no estilo brega. A direção musical é de Samuel Lira. Instituições como a família e a igreja levam verdadeiras bordoadas no desenrolar da trama, e a corrupção moral é reinante. Dinheiro e sexo falam mais alto, mas a gente ri das sacanagens deste mundo desonesto, infelizmente retrato dos tempos atuais para alguns setores de nossa sociedade...
A Mandrágora estará em cartaz na quarta, quinta e sexta, dias 08, 09 e 10 de novembro, sempre às 20h, no Teatro Apolo (Bairro do Recife). Ingressos a R$ 30 e R$ 15.