segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Prefeito de São Lourenço da Mata, Bruno Pereira, concede coletiva e esclarece denúncias

O prefeito de São Lourenço da Mata, Bruno Pereira, concedeu entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (29). Ao lado do Senador Armando Monteiro e do presidente do PTB, José Humberto, juntamente com o controlador José Felipe da Silva e do Procurador Edson Vera Cruz, Bruno esclareceu as denúncias que têm recaído sobre sua administração.

Bruno informou que todos os documentos solicitados pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas do Estado foram devidamente entregues e comprovam que as denúncias foram respondidas, destacando que encontra-se tranquilo com relação ao seu breve retorno à função de prefeito. Lembrando que ainda não foi ouvido e que está à disposição da justiça para prestar quaisquer esclarecimentos. Tais documentos, inclusive, haviam sido entregues no final de agosto para a Promotoria, protocolo que foi mostrado e entregue cópia à imprensa.

Com relação ao dinheiro em espécie encontrado em sua residência, Bruno esclareceu que reside com o pai e o irmão e que 14 mil eram a aposentadoria do pai, 6mil eram do irmão e 3 mil eram de Bruno. E que não quantias que têm sua licitude comprovada em termos de origem e de saque.

A questão da funcionária fantasma ficou esclarecida visto que foi provado que ela não recebeu nenhum pagamento da atual gestão.Sobre o beneficiário da assistência para tratamento de hemodiálise, que teria recebido o suposto valor de 160mil reais, provou-se que o beneficiário realmente recebeu apenas o que ele mesmo declarou na entrevista, R$150 por mês, fato que a administração da prefeitura pode confirmar por transferência bancária.

Sobre os documentos que teriam sido retirados da prefeitura, tudo já foi devidamente esclarecido e provado que não passou de um mal entendido. Na verdade, os documentos estavam arquivados em uma sala não averiguada durante a operação de busca e apreensão e já foram devidamente localizados.

Quanto ao vídeo de um caminhão carregando documentos oficiais ao lado de fora da prefeitura, tudo não passou de um boato sem fundamento. Na verdade, se tratava de manutenção de impressoras, estando o Controlador de posse dos protocolos assinados pelo técnico da prefeitura responsável pelo recebimento desse material, constando a placa do caminhão e o horário desse recebimento, o que corresponde com o veículo e o horário da filmagem.

Sobre os documentos encontrados em uma escola fechada, a então responsável pela Secretaria de Assistência Social, Vanessa Costa, esclareceu que essa mudança de local dos bens ocorreu porque o prédio onde funcionava o Centro Social Urbano, o CRAS, o Bolsa Família, Coordenadoria de Cesta Básica, bem como a própria secretaria - órgão de origem dos materiais em questão - precisou ser desocupado por conta de um desabamento ocorrido há cerca de 2 meses. 

A prefeitura locou imóveis para que a secretaria continuasse funcionando, mas por conta de falta de espaço nos novos locais, os documentos e mobiliário continuaram guardados na antiga escola, lacrados e trancados com chave - chave esta que encontra-se com a secretária que substituiu Vanessa à frente da pasta, Betânia Brito. Há relatórios fotográficos e documentos que comprovam o desabamento. De acordo com Vanessa, o que está neste Almoxarifado da Assistência Social são documentos, mobiliário e materiais de expediente da própria secretaria, não material escolar como estão informando. "Foi que uma medida para preservar o patrimônio público", afirma Vanessa.

Com relação à alegação de que houve uma licitação para comprar 50 mil pneus para o município, Felipe Pereira esclareceu que o que aconteceu foi um Termo de Tomada de Preço por pregão, onde é cotada uma quantia grande de materiais, porém só pago exatamente o que é solicitado pelo município, de acordo com a necessidade, não havendo obrigação de adquirir a quantidade total cotada.

Sobre as denúncias de que houve licitações irregulares, Bruno foi categórico na afirmação de que deve-se investigar e punir irregularidades caso sejam encontradas.