O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) obteve ótimo resultado na avaliação dos Programas de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), relativa ao quadriênio 2013-2016.
O ITEP agora conta com um programa um PPG com a nota 4 (Programa de Pós-graduação em Tecnologia Ambiental). Ao todo, foram avaliados 27 programas de pós-graduação, nível mestrado profissional, na área das Ciências Ambientais, dos quais apenas 5 (cinco) alcançaram os conceitos 4 e 5, considerados de excelência.
O Programa de Pós-graduação do ITEP é o único no Norte-Nordeste com conceito 4, os outros encontram-se nas regiões sul e Sudeste do País.
Destaco que “Este resultado está insertado em uma conjuntura de fortalecimento do ITEP como uma das Instituições de Pesquisa importantes para o estado de Pernambuco.” Três fatores foram responsáveis pelo aumento do conceito da Pós-Graduação do ITEP: o sentimento de coletividade e compromisso do corpo docente e discente, a qualidade dos Trabalhos de Conclusão de Curso e consequente melhoria das publicações, além das parcerias estratégicas com alguns setores produtivos.”
Atualmente, o PPG-TAM do ITEP tem cerca de 60 alunos matriculados. Dentre os motivos para a boa avaliação, destaco ainda a sensibilidade da gestão com a pesquisa, o trabalho duro dos pesquisadores junto a Coordenação do Curso e em atividades em alguns laboratórios da Instituição, a criação de um núcleo de apoio ao Programa formado por docentes com o objetivo de melhorar a inserção do corpo docente em editais de pesquisa, com foco na melhoria da produção intelectual.
Sobre o sistema de avaliação da Capes, os programas de Mestrado Profissional recebem notas na seguinte escala: 1 e 2 têm canceladas as autorizações de funcionamento e o reconhecimento dos cursos por ele oferecidos; 3 significa desempenho regular, atendendo ao padrão mínimo de qualidade; 4 é considerado um bom desempenho e 5 é a nota máxima para programas com apenas mestrado. Ao todo, foram avaliados 4.175 programas em todo o país, por 1.550 consultores distribuídos em 49 áreas de avaliação.
Instituto de Tecnologia de Pernambuco