Estão abertas as inscrições para o 1º Simpósio Multidisciplinar de Urgência e Emergência do Hospital Miguel Arraes (HMA). O evento acontece nos dias 17 e 18 de novembro, no Auditório Alice Figueira, no IMIP, no bairro dos Coelhos, no Recife. São oferecidas 180 vagas, e as inscrições podem ser feitas através do site http://www.imip.org.br/simposio/hma/urgenciaemergencia/2017/. As taxas variam de R$ 50,00 (para estudantes) a R$ 120,00 (para médicos).
A abertura do simpósio ocorre no dia 17, às 19h, com a composição da mesa presidida pelo superintendente do HMA, dr. Petrus Andrade Lima. O professor Fernando Spencer, do Paraná, abrirá os trabalhos, com palestra sobre “Trauma Abdominal”. Em seguida haverá uma mesa redonda sobre “Cirurgia Geral e Trauma”, abordando assuntos como “cirurgia de controle de danos no trauma”, “transfusão maciça no doente vítima de trauma” e “radiologia intervencionista no paciente vítima e trauma”. A primeira noite do simpósio se encerra com um coquetel de confraternização.
No sábado, 18, os trabalhos têm início às 8h30, com uma mesa redonda sobre “Traumato-ortopedia”, com a coordenação do Diretor Médico do HMA, dr. Francisco Couto. Uma mini-conferência sobre “Fratura Exposta” está prevista para 9h40, com os especialistas Fábio Couto, chefe da Residência de Ortopedia do HMA, e Sormane Britto, chefe da Ortopedia do HMA. Às 10h30 haverá nova mesa redonda, desta vez sobre “Cuidados Paliativos”, com a coordenação do dr. Fábio Queiroga, coordenador de Clínica Médica do HMA.
O simpósio prossegue no turno da tarde, com uma mesa redonda sobre “Novos Conceitos no Tratamento da Sepse”, com a coordenação do dr. Noel Loureiro, coordenador da UTI do HMA, a partir das 14h. O simpósio termina às 18h, depois de uma mesa redonda sobre “Emergência Clínica”, coordenada pela chefe da Emergência do HMA.
Dúvidas e outras informações sobre o 1º Simpósio Multidisciplinar de Urgência e Emergência do Hospital Miguel Arraes (HMA) podem ser esclarecidas através do endereço eletrônico simpósio.urgenciaemergencia@hma.imip.org.br.
Com informações da jornalista Iana Gouveia