segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Caruaru sedia a II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Étnico Racial

Nesta sexta (29) e sábado (30), Caruaru sediou a II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Étnico Racial, que trouxe como tema desta edição ‘O Brasil na Década dos Afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento’. O evento mobilizou representantes dos povos de terreiros, de coletivos e de diversos segmentos sociais para a realização de palestras e leituras de aprovação do regimento interno. Na oportunidade foram eleitas as proposituras que serão apresentadas na Conferência Estadual e os delegados que irão defende-las, representando o município.

A abertura do evento aconteceu na noite da sexta (29), na sede da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) e contou com uma apresentação religiosa e da Palestra Magna ‘O Brasil na Década dos Afrodescendentes’, do professor João Batista e da yalorixá Mãe Elza, coordenadora da Igualdade Étnico Racial do Governo de Pernambuco. O presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, Lúcio Omena, esteve presente representando a prefeita Raquel Lyra.

Aos presentes, Lúcio falou da importância de se promover um evento desse porte. “A conferência é uma ferramenta muito importante na construção social para nortear os trâmites do poder público. Acredito que é dessa forma que se constrói, participativamente, as políticas públicas”, declarou. Mãe Elza elogiou a iniciativa. “Caruaru sempre discutiu o tema e hoje com esse organismo irá propiciar a política pública da igualdade racial de fato”, declarou.

A programação do sábado (30) foi no Colégio Municipal Álvaro Lins e iniciou no período da manhã com a apresentação de uma palestra sobre intolerância religiosa. Os professores da UFPE, Jansen Felipe, doutor em educação, e Sandro Guimarães Sales, antropólogo, estiveram à frente dessa atividade. O período da tarde foi reservado às discussões das propostas aprovadas para o evento estadual, selecionadas a partir das sugestões apresentadas em quatro eixos temáticos.

Ao final do evento foram escolhidos os 10 delegados que irão representar Caruaru na IV Conferência Estadual. Serão seis representantes da sociedade civil: Josivaldo Perreira (Afoxé Filhos de Lufa), Júlia Paes (Funatrans), Emerson Santos (Lutas e Cores), Jeremias Aquino (candomblé), Maria Jucimar Pereira (Povos de Terreiro) e Geovânia Andrade (representante de histórias de orixá).

Como representantes do Governo Municipal foram escolhidos 4 delegados: Bertanara Mota (Secretaria de Ordem Pública), Colibri Brasil (Fundação de Cultura), Christiane Mendes (secretaria das Mulheres) e Ivan Moreira (secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos). Além da eleição dos delegados foi votado também oRegimento Interno da Conferência Municipal com aprovação de 13 votos a favor, sete abstenções e nenhum voto contra.

O evento foi realizado pela Prefeitura de Caruaru, através das secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), Políticas para Mulheres e Fundação de Cultura e Turismo. “O nosso objetivo foi o de promover uma reflexão sobre a realidade local da população negra e propor ações de combate à reprodução do racismo e desigualdades raciais”, pontuou o coordenador de Promoção e Defesa de Igualdade Étnico Racial da SDSDH, Ivan Moreira.

Com informações da jornalista Michelle Veloso