No primeiro semestre de 2017, o Procon-PE, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), abriu 10.401 reclamações,137 a menos que o mesmo período de 2016. A empresa campeã de queixas foi a Celpe, com 452 reclamações em todo o Estado. A maioria das reivindicações feitas sobre a Companhia de Energia são referente às cobranças indevidas e ou abusivas; além da ineficiência do Sistema de Atendimento ao Cliente (SAC) da empresa. O consumidor diz que são insuficientes as informações repassadas pelo canal.
Ainda no ranking do primeiro semestre estão, respectivamente: a Motorola (332), em segundo lugar; Telemar (303), em terceiro na lista; OI Móvel (268), na quarta colocação; Compesa (244), em quinto lugar; Caixa Econômica Federal (209), ocupando a sexta colocação; Banco Itaú (202), em sétimo; Tim (189), em oitavo; Banco Bradesco (156) e Cradif do Brasil (156), empatadas no nono lugar e a Samsung (139) em décimo lugar no ranking. Essas empresas são as 10 mais reclamadas.
Fiscalização – A equipe de fiscalização do órgão de defesa do Consumidor realizou 1.298 ocorrências no primeiro semestre deste ano. Deste número, 216 foram autos de constatação, que apresentaram algum tipo de irregularidade; 12 autos de apreensões, na sua maioria produtos vencidos; 137 notificações, reclamações que chegam ao órgão através do consumidor ou MPPE, oito pesquisas de preços e 233 autos de infração.
Em 692 fiscalizações não se encontrou nenhum tipo de irregularidade, avanço que o Procon-PE atribui às ações educativas que vêm sendo realizadas sistematicamente pelo órgão, que conta com 52 unidades espalhadas em todo o Estado.
Ranking de reclamações (Janeiro a Junho de 2017)
1º - Celpe - 452
2º Motorola Connect - 332
3º Telemar- Oi Fixo - 303
4º OI Móvel - 268
5º Compesa- 244
6º Caixa Econômica Federal 209
7º Banco Itaucard 202
8º TIM Nordeste 189
9º Banco Bradesco 156
9º Cardif do Brasil 156
10º Samsung - 139
Imprensa Procon PE