terça-feira, 26 de setembro de 2017

Mulher com rara doença cardíaca é salva no Hospital Dom Helder

Paciente de 20 anos recebeu alta do IMIP hoje (26), após ter atendimento inicial, que salvou sua vida, realizado no Hospital Dom Helder Câmara (HDH), no Cabo de Santo Agostinho.

A paciente deu entrada no HDH no dia 29 de agosto com miocardite periparto, uma causa rara de insuficiência cardíaca que ocorre em mulheres no final da gestação ou no puerpério, mas com alto índice de mortalidade. “Ela estava praticamente sem vida quando deu entrada aqui no hospital e o que a salvou foi a aquisição do aparelho de oxigenação por membrana extracorpórea, o ECMO, que faz o trabalho de um coração fora do corpo. Toda a equipe de cirurgia cardíaca, coordenada por Fernando Figueira e Diogo Ferraz, foi mobilizada - de forma rápida - para o sucesso do tratamento ” explica o coordenador da Unidade de Cirurgia Cardíaca e hemodinâmica do Dom Helder, André Lima.

A paciente contou com o suporte de toda a equipe do hospital que montou uma força-tarefa para salvar sua vida. No dia 2 de agosto foi colocado o ECMO e ela foi transferida para o IMIP para continuar o tratamento ou ser submetida a um transplante de coração, caso fosse necessário. “Ela é jovem e não apresentava problemas de saúde. Teve uma recuperação excelente e, após, quase um mês está voltando para casa”, complementa Lima.

Ainda não foi descoberta a causa da miocardite periparto e a doença raramente ocorre com menos de 36 semanas de gestação.


Com informações da jornalista Roberta Vasconcelos