Conhecido nacionalmente pela polêmica decisão que abriu brecha para liberar "tratamento" de "reorientação sexual", o juiz Waldemar Cláudio de Carvalho, da Justiça Federal de Brasília, concorre para dar um salto na carreira em breve.
Ele é um dos 14 juízes que disputam a uma vaga de desembargador no Tribunal Regional Federal da 1a Região, a segunda instância da Justiça Federal.
Como informou a coluna Painel, da Folha, o tribunal escolherá três juízes no fim do mês para compor uma lista tríplice. Caberá então ao presidente Michel Temer escolher o novo desembargador dentro dessa lista indicada pelo tribunal.
Na última segunda-feira, Waldemar Cláudio de Carvalho, da 14a Vara do DF, concedeu uma liminar parcialmente favorável a pessoas que, em uma ação popular, questionaram uma resolução do Conselho Federal de Psicologia.
Ele decidiu que, mesmo não se considerando a homossexualidade uma patologia, o Conselho não pode impedir ou censurar psicólogos que façam tratamento de "reorientação" sexual. Com isso, abriu espaço para tratamentos de "cura gay". O Conselho informou que recorrerá da decisão.
Buzz Feed Brasil