O Instituto NET Claro Embratel anuncia a abertura das inscrições para a 3ª edição NETLABTV. Até o dia 27 de outubro, criadores de todo o Brasil poderão inscrever seus roteiros de séries nas categorias Ficção e Não Ficção (variedades, documental, reality show e doc-reality), com foco nas grades dos canais de TV por assinatura. A novidade desta edição é a categoria Social Video, que receberá roteiros de séries de curta duração (2 a 5 minutos por episódio) destinados às redes sociais e inscritas por jovens talentos de universidades, cursos livres, técnicos e ensino médio.
Criado em 2013 com o objetivo de identificar e premiar novas ideias e formatos de séries brasileiras, a iniciativa patrocinada peloInstituto NET Claro Embratel e realizada pela Casa Redonda, gera oportunidades de negócios e fomenta o surgimento de ideias e formatos inovadores de séries brasileiras, fortalecendo a cadeia de valor do audiovisual no Brasil.
Originalidade, qualidades técnica e artística, além do potencial comercial do projeto, são os critérios a serem utilizados pelas equipes de seleção para definir os 24 projetos de séries finalistas. Dentre eles, serão escolhidos 12 vencedores no total: quatro projetos de ficção, quatro de não ficção e quatro de Social Video, sendo que o público elegerá um vencedor em cada categoria, votando por meio do site do NETLABTV.
Os vencedores recebem a consultoria de especialistas para o aprimoramento dos roteiros e verba de apoio para o desenvolvimento dos projetos. “Eles também participam do Laboratório NETLABTV, que será realizado em São Paulo, no início de 2018, de pitching paraplayers do mercado audiovisual e de um programa de imersão criativa, que inclui encontros e visitas a canais de TV, produtoras independentes, agregadores de social video e distribuidores”, conta Daniely Gomiero, Vice-Presidente de projetos do Instituto NET Claro Embratel e responsável pela área de responsabilidade corporativa da Claro Brasil.
O NETLABTV realiza ainda seminários, oficinas, encontros e oferece, via Blog e redes sociais do projeto, conhecimentos úteis à criação de séries brasileiras de sucesso com a publicação de entrevistas, vídeos tutoriais, estudos de casos, dicas e links de interesse.
Nesta 3ª edição, o NETLABTV promove também uma programação especial de atividades, que inclui eventos de lançamento do concurso e oficinas gratuitas nas cidades de Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, ampliando as ações de formação na área de criação e roteiro audiovisual.
Com o apoio institucional da ABRA – Associação Brasileiras de Autores Roteiristas, da Spcine – Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo, BRAVI – Brasil Audiovisual Independente, SIAESP – Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo, SICAV RJ – Sindicato da Indústria Audiovisual e APRO – Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais, o NETLABTV possui ainda como parceiros os principais canais e programadoras de TV por assinatura e agregadores de internet do país.
As inscrições são gratuitas e realizadas pelo site www.netlabtv.com.br. Confira o Regulamento e participe.
SOBRE O NETLABTV
Nas duas edições anteriores, realizadas em 2013 e 2014, o NETLABTV recebeu inscrições de três mil novas ideias de séries de criadores de 26 estados brasileiros. Dos 16 projetos vencedores, dois já foram produzidos e 12 firmaram contratos com produtoras independentes brasileiras.
Os destaques ficam por conta de “Dia 1”, série reality de Patrícia Leme e Bruno Souto, que teve produção da O2 e foi exibida em 2016 pela HBO, e “A Benção”, série de ficção de Leo Garcia, Frederico Ruas e Pedro Marques Ares, produzida pela Coelho Voador, que venceu o edital do Canal Brasil – 2017, viabilizando sua realização.
A programação de atividades de formação do NETLABTV já trouxe ao Brasil nomes como Elizabeth Devine, roteirista e produtora da série “CSI: Investigação Criminal”; David Zabel, showrunner de “Plantão Médico”; e Dan Attias, diretor de “Homeland” e “The Walking Dead”.
SOBRE O INSTITUTO NET CLARO EMBRATEL
A área de Responsabilidade Social do Grupo Claro, composta pelas marcas NET, Claro e Embratel, investe continuamente em ações relacionadas à Educação e à Cidadania, por meio do Instituto NET Claro Embratel, com o objetivo de atuar em frentes sociais que integram a tecnologia e a informação como fonte de desenvolvimento e conhecimento. Desta forma, realiza e apoia projetos como o Campus Mobile, o Educonex@o, o Programa Dupla Escola, NET Educação, entre outros.
O Instituto NET Claro Embratel é qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, e é reconhecido pelo Departamento de Informação Pública das Nações Unidas (DPI/ONU) como uma organização não governamental corporativa que promove os ideais e princípios sustentados pela Carta das Nações Unidas.
Além disso, através de sua Plataforma Institucional, as marcas NET, Claro e Embratel propõem a conexão entre as pessoas para a construção de um amanhã gigante. O movimento é parte de uma iniciativa que aborda a gestão corporativa e manifesta o compromisso com a sociedade. Entre as iniciativas estão os Theatros NET São Paulo e Rio de Janeiro, Estação NET Cinema, NET Live Brasília, entre outros. Conheça outras realizações no Relatório Social de 2016 do Instituto:https://www.institutoclaro.org.br/relatorio2016/index.html.
SOBRE A CASA REDONDA
A Casa Redonda cria, planeja e executa plataformas criativas e de desenvolvimento setorial como editais, fundos de investimento cultural, festivais, concursos, prêmios, laboratórios, além de colaborar com programas de formação e qualificação de profissionais de diversos segmentos.
As plataformas criativas permitem estabelecer novos diálogos e criam oportunidade de relacionamento com redes culturais e criativas de todo o país, mobilizando artistas, produtores, governos, empresas, instituições e organizações sociais.
CONCURSO NETLABTV – 3ª EDIÇÃO
Inscrições abertas até 27 de outubro pelo site www.institutonetclaroembratel.org.br/netlabtv
Mais informações em www.facebook.com/concursonetlabtv