Dez ruas de Candeias, no município de Jaboatão dos Guararapes, já receberam ações das obras de implantação de rede coletora de esgoto no bairro. Após o período de chuvas, os serviços irão avançar para as ruas principais de Candeias, como a Castelo Branco, Alfredo Régis e a segunda parte da rua Maria Digna Gameiro. Até agora já foram assentadas 1,5 km quilômetros de tubulações e as intervenções estão concentradas, no momento, na Ruas Padre Nestor de Alencar e Antônio Carlos de Oliveira. Uma equipe formada por 40 profissionais, diretos e indiretos, está atuando nas frentes de trabalho, garantindo que o cronograma planejado das obras seja cumprido.
Jaboatão dos Guararapes é o segundo município a receber obras de implantação de sistemas de esgotamento sanitário dentre as 15 cidades contempladas pelo Programa Cidade Saneada, a maior Parceria Público Privada de saneamento do Brasil - firmada entre o Governo do Estado, Compesa e a BRK Ambiental. Para a primeira fase desta obra está previsto um investimento de R$ 85 milhões e as ações devem ser concluídas até junho de 2019, quando se concretizará a implantação de, aproximadamente, 61 mil metros de rede coletora, uma estação de tratamento e cinco estações bombeamento de esgoto, beneficiando em torno de 55 mil pessoas nos bairros de Candeias, Piedade e Barra de Jangada. Com a conclusão da primeira etapa, haverá um aumento de 7% para 17% da cobertura dos serviços de esgotamento sanitário em Jaboatão dos Guararapes. Ainda será executada a implantação da etapa complementar desse sistema, que vai beneficiar os bairros de Prazeres e Cajueiro Seco, mas não há previsão de início dessa fase.
Antes do início das obras, durante e após a conclusão de cada trecho, a equipe de Responsabilidade Socioambiental realiza visitas informativas nas residências, com o objetivo de minimizar os impactos das intervenções para a população, esclarecer dúvidas e saber como foi o procedimento na localidade. Além disso, é mantido também um plantão ativo, em cada trecho da obra, para possibilitar um melhor entendimento das necessidades especiais dos moradores, como dificuldades de locomoção ou instalação de passarelas.
Imprensa Compesa