No fim de semana, uma matéria da Folha de S.Paulo afirmou que a JBS estaria retirando seu logo da embalagem das marcas Friboi, Maturatta e Do Chef. Seria uma tentativa de a companhia – atualmente em meio a uma crise de imagem – desvincular-se de seus produtos. De acordo com a reportagem, as novas embalagens já estão saindo de fábrica com a nova configuração.
Questionada por Meio & Mensagem, a JBS afirmou, em nota, que nada muda em sua estratégia. “A Friboi tem um grande portfólio de marcas, que seguem uma estratégia de canais de distribuição e mercados preferenciais. Todas as unidades de negócio prosseguem operando normalmente, conforme seus planejamentos de longo prazo”, diz a nota.
Ainda de acordo com a empresa, “o marketing de ponto de venda é utilizado pela Friboi (e por todos os seus principais concorrentes) de modo recorrente há anos, não havendo nenhuma iniciativa extraordinária ou inédita em andamento nesse campo”.
Daniella Bianchi, diretora-geral da consultoria Interbrand, afirma que ainda que esteja gerenciando a repercussão do escândalo das delações de seu sócio, Joesley Batista e já tenha sido afetada pela Operação Carne Fraca, as marcas da JBS ainda possuem resquício de credibilidade a ser utilizado. “São marcas que se pautam nestes pilares e estão no mercado há muitos anos. A crise impacta, mas justamente porque dispõe da confiança do consumidor terão o benefício da dúvida, a chance de se explicarem e corrigirem eventuais erros”, diz Daniella.
Meio e Mensagem