Estão abertas as inscrições para as oficinas da 3ª Mostra Pajeú de Cinema, que serão realizadas na semana que antecede ao evento sediado em Afogados da Ingazeira, no Sertão de Pernambuco. Ao todo quatro oficinas serão ministradas na Secretaria Municipal de Assistência Social de Afogados de Ingazeira entre os dias 8 e 13 de maio: captação de som, edição, produção e crítica de cinema, distribuídas nos turnos da manhã, tarde e noite. Interessados devem preencher a ficha de inscrição, disponível no site www.mostrapajeudecinema.com.br.
De acordo com a diretora de produção e coordenadora de formação da 3ª MPC, Bruna Tavares, a proposta das oficinas é investir e propagar a atividade audiovisual no Sertão do Pajeú. "Pensamos nas demandas da região. A ideia é proporcionar a capacitação para a realização de filmes utilizando mão de obra local, formando profissionais para o audiovisual no Pajeú, além de estimular a reflexão e escrita sobre os filmes através da Oficina de Crítica", explica Bruna.
A 3ª edição da Mostra Pajeú de Cinema acontece de 14 a 20 de maio, é organizada pela Pajeú Filmes, com incentivo do Funcultura / Fundarpe, Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco e conta com apoio da Prefeitura de Afogados da Ingazeira, Vilarejo Filmes, Rádio Pajeú AM e Movimento #CineRuaPE.
A seguir, informações sobre cada oficina.
OFICINA DE PRODUÇÃO com Kika Latache: Como inscrever projetos no Funcultura Audiovisual
8 e 9 de maio de 2017, das 7h às 12h e das 13h às 18h
A oficina tem como objetivo tornar os participantes familiarizados com o Edital do Funcultura do Audiovisual, para que possam ter autonomia de inscrever seus próprios projetos com qualidade técnica. Dicas serão compartilhadas e dúvidas esclarecidas. Para otimizar o tempo e focar nas dúvidas concretas é importante que os participantes leiam previamente o edital de 2017. A oficina não terá foco em uma categoria específica.
OFICINA DE CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA com André Dib
8 e 9 de maio de 2017, das 19h às 22h
A oficina tem como objetivo a introdução ao pensamento crítico e às possibilidades de olhar, refletir e imaginar o cinema. Em encontros teóricos e práticos, a oficina pretende proporcionar o desenvolvimento do espírito crítico e da capacidade de se relacionar com os filmes. Para tanto, a partir de exibições de obras e leitura de textos, serão realizados exercícios escritos e orais onde os alunos poderão utilizar técnicas e instrumentos apresentados em sala de aula.
OFICINA DE EDIÇÃO com André Hora: Introdução à Edição Audiovisual
10 e 11 de maio de 2017, das 7h às 12h e das 13h às 18h
A oficina de edição audiovisual vai abordar processos de montagem de documentários, introduzindo técnicas e ferramentas de edição e estimulando a discussão na aplicação de diferentes linguagens de montagem. O foco será para filmes curtos com até 10 minutos de duração.
OFICINA DE SOM com Nicolau Domingues: O Som no audiovisual
12 e 13 de maio de 2017, das 7h às 12h e das 13h às 18h
A oficina tem como objetivo explorar o universo da produção de som no audiovisual englobando principalmente as possibilidades que equipamentos de som direto de baixo custo podem oferecer. Independente do equipamento utilizado, o fator diferencial durante o trabalho é o profissional, seu conhecimento técnico e sua percepção sonora. O foco é em como utilizar este mecanismo a favor do trabalho vencendo os desafios que a falta de estrutura pode trazer. Serão abordadas técnicas para utilização de equipamentos portáteis bem como técnicas de como produzir acessórios em casa.