O Brasil, que em 2009, no auge do governo Lula, era um dois países mais admirados do mundo, hoje é um dos mais desprezados, depois do golpe parlamentar liderado por Eduardo Cunha, que colocou Michel Temer no poder.
No ano passado,nada menos que 81% das reportagens sobre o País publicadas em 14 veículos internacionais foram negativas. Este levantamento, que começou a ser feito em 2009 pela empresa Imagem Corporativa em 2009, revela que o Brasil foi do céu ao inferno. No primeiro ano da pesquisa, nada menos que 80% das reportagens eram positivas.
Esse processo de autodestruição nacional foi decisivo para a contaminação da imagem do País, assim como o assalto à democracia. Na opinião do escritor português Miguel Sousa Tavares, o impeachment foi "uma assembleia de bandidos presidida por um bandido".
Com Temer, o Brasil já teve oito ministros que deixaram o cargo por suspeitas de corrupção e o País ainda passou o vexame de ver seu ministro da Cultura, Roberto Freire, agredir Raduan Nassar, o maior escritor brasileiro vivo, durante a entrega de um prêmio literário binacional.
Portal Brasil 247