Reciclar materiais pode ser uma boa alternativa para economizar dinheiro. A partir do reaproveitamento de objetos que são jogados no lixo ou no meio ambiente, como garrafas pet, vidros, papelão, vários artigos podem ser confeccionados para uso pessoal e doméstico, além de brinquedos e peças de decoração, a exemplo de vassouras, porta-retratos, pufs, bolsas femininas, sacolas de compras, entre outros utensílios. A proposta está sendo desenvolvida pelo Centro de Educação Socioambiental da Compesa (Cesac), localizado no município de Arcoverde, no Sertão do Estado, a 257 km do Recife, que oferece oficinas de reciclagem de materiais.
Com os ítens retirados do lixo doméstico e também do meio ambiente, moradores de Arcoverde e regiões próximas estão aprendendo aa reutilizá-los de forma criativa através das oficinas desenvolvidas pelo Cesac. Um dos objetos ensinados nas oficinas é a produção de vassouras feitas com 14 garrafas pets. Já com 18 garrafas pet, uma pequena caixa de papelão, espuma de colchonete mais durex e cola quente se monta um bonito e utilitário puf.
“Quando olhamos os sacos de lixo dentro das nossas casas e nas ruas nem imaginamos quantas coisas podem ser reaproveitadas a partir destes materiais”, comenta a supervisora do Cesac, Carmem Tavares. Um rolo de papel filme, por exemplo, pode virar um porta-lápis nas mãos de quem participa das oficinas.
Reproduzindo o que é aprendido no Centro de Educação Ambiental da Compesa, os alunos encontram na criatividade, uma oportunidade para gerar renda de maneira sustentável e com respeito ao meio ambiente. Outras pessoas participam dos cursos para aprender a produzir artigos para uso pessoal ou para presentear parentes e amigos.“ Algumas mulheres participaram das oficinas e hoje estão vendendo seus artigos em feiras.Nossa motivação é ensinar às pessoas a reutilizarem objetos jogados no lixo e criar coisas criativas e ainda preservar o meio ambiente”, conclui Carmem Tavares.
Imprensa Compesa