quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Ataque Talibã deixa sete feridos no Afeganistão

Pelo menos sete pessoas, cinco delas turistas estrangeiros, receberam ferimentos leves, nesta quinta-feira, em uma emboscada pelo Talibã enquanto viajava em um comboio sob proteção policial nos arredores da cidade do noroeste de Herat, considerada uma das mais seguras no Afeganistão.

O ataque ocorreu pouco antes do meio-dia em um comboio em que viajavam 11 turistas, principalmente britânicos, e foi dirigido ao distrito de Chisht-e-Sharif de Herat, disse o porta-voz do governador provincial, Jailani Farhad.

Dois cidadãos britânicos, um americano, um alemão e um irlandês foram "ligeiramente" ferido por explosão de uma mina durante um confronto surgiu como resultado da emboscada, disse o porta-voz.

"Eles ainda estão sob tratamento em um lugar seguro em Herat e em breve serão transferidos para Cabul", disse Farhad, acrescentando que a sua "é bom o estado de saúde de todos os feridos"

Segundo a fonte, o incidente saíram ilesos quatro britânicos, um americano e um irlandês que também faziam parte do grupo atacado.

O porta-voz do Exército afegão em Herat, Najibullah Najibi, disse que o comboio tinha escolta policial quando ele foi atacado e militares que imediatamente chegaram à região em seu auxílio.

"Turistas ocidentais estão seguros em Herat. No entanto, eles não combinam a sua viagem com o ministério. Apelamos a todos os turistas para combinar as viagens com a gente", afirmou o Vice-Ministro do Turismo afegão, Zardasht Shams, em sua conta no Twitter.

Herat é uma das cidades mais seguras do país e atrai turistas interessados ​​na cultura Sufi ou a famosa cidadela de Alexandre, o Grande ou Iktyaruddin Qala.

O Afeganistão está um dos seus momentos mais sangrentos desde que o conflito começou em 2001, com 5.166 civis mortos e feridos no primeiro semestre de 2016, um aumento de 4% em relação a 4982 no mesmo período do ano passado, de acordo com a Missão das Nações Unidas no país.

Desde o fim da missão de combate da OTAN no final de 2014, os talibãs têm vindo a ganhar terreno no país para ganhar o controle de cerca de um terço do território afegão, de acordo com dados dos EUA.

Os insurgentes também ganharam presença em áreas do norte do país, até agora fora da sua esfera histórico de controle, limitada à zona sul, onde o movimento Taliban surgiu na década de 1990.

El País - Espanha