Chegou o grande dia!
Nesta terça-feira (12) vai ao ar a 1ª cena de sexo gay da TV aberta brasileira.
Como você tem acompanhado pela imprensa e pelas redes sociais (fãs inclusive shippam #Andretino) , os personagens André, interpretado por Caio Blat, e Tolentino, vivido por Ricardo Pereira - da novela das 23h, Liberdade, Liberdade - serão os protagonistas da sequência.
Em entrevista ao Gshow, o diretor artístico da trama, Vinícius Coimbra, revelou que a cena será “linda” e “cheia de romantismo e paixão”. A ideia é mostrar que “o amor não conhece gênero”. E explicou:
"[É] a história de duas pessoas que têm sentimentos, mas não podem vivê-los. São dois homens solitários, que vivem seus próprios – e diferentes – conflitos."
Para os mais ansiosos, o portal liberou detalhes da sequência na manhã de hoje:
“Tudo começa quando Tolentino, abalado pela fuga de Ascensão (Zezé Polessa) da cadeia e pelas diversas humilhações que vem sofrendo de Rubião (Mateus Solano), está em seu quarto e recebe a visita de André. O fidalgo se preocupa com Tolentino, que fica feliz e emocionado com o carinho do amigo. “Tenho um só amigo. Você, André. Que é sensível. Consegue entender os mistérios da vida”, diz o coronel, docemente. “Inclusive as surpresas sobre nós mesmos? ”, responde André. Em um singelo momento de total cumplicidade e intimidade, os dois deixam para trás as dúvidas e temores e se entregam ao forte amor que sentem um pelo outro.”Coimbra adiantou também que a entrega mútua a esse amor proibido terá “consequências nefastas” para os personagens. E comemorou a possibilidade de trabalhar a temática da homossexualidade na TV aberta:"Estou muito feliz por ter feito essa cena e pelo fato de a Globo bancar isso, não só essa temática da homossexualidade, mas voltar a abordar a questão do negro, da violência contra a mulher, vários casos horrorosos, e isso vem num ótimo momento, em que a intolerância tem se mostrado tão nociva.”
HuffPost Brasil
Nota do Blog: Sim, a autora deste blog está entre os fãs do casal #Andretino e ao comentar nas redes sociais, ganhou uma retwittada do ator Ricardo Pereira, um dos protagonistas da cena.
Nota do Blog 2: Outras cenas de amor pioneiras e polêmicas na TV Brasileira:
1951 - Vida Alves e Walter Foster - 1º Beijo na TV;
1964 - Vida Alves e Geórgia Gomide - 1º Beijo Lésbico na TV;
(Outro beijo lésbico igualmente comentado só aconteceria em 2011, entre as atrizes Giselle Tigre e Luciana Vendramini)
1975 - Sonia Braga e Armando Bogus fizeram cenas sensuais, mas comportadas para a época, pois a censura ainda estava em vigor.
2005 - Seria a primeira cena de beijo entre dois homens se não tivesse havido censura da TV Globo. Os atores Bruno Gagliasso e Erom Cordeiro chegaram a gravar a cena, que não foi exibida.
2014 - Mateus Solano e Bruno Gagliasso - 1º Beijo Gay em novelas
2015 - O amor lésbico na terceira idade foi abordado através das atrizes Fernanda Montenegro e Nathália Thimberg,
(O amor entre casais lésbicos foi abordado em outras novelas como Vale Tudo, Torre de Babel e Mulheres Apaixonadas, mas não havia nada de explícito).