segunda-feira, 18 de julho de 2016

Ações da SDS diminuem criminalidade

Desde o dia 11 de maio deste ano, foi posto em prática na Área Integrada de Segurança 6 – AIS-6 um projeto inovador, integrando diversos setores do serviço público, no intuito de somarem esforços para dar mais segurança ao cidadão. 
A Secretaria de Defesa Social – SDS, através das polícias Militar e Civil, a Secretaria da Mulher e a Prefeitura de Jaboatão são parceiros neste objetivo, que visa reduzir a criminalidade na Área Integrada de Segurança – AIS 06, que abrange os municípios de Jaboatão dos Guararapes e Moreno. 
Em um mês após o início do projeto foi possível perceber os pontos positivos das ações desempenhadas. No número de ocorrências de Crime Violento Letal Intencionais – CVLI,  houve uma redução de 22%, se comparados ao mês anterior à implantação do plano. Se ampliarmos para dois meses, a efetividade se torna mais evidente com a redução de 31% deste tipo de crime na área. 
Já nos casos de Crime Violento contra o Patrimônio - CVP ocorreu queda de 9%, em comparação aos meses de março e abril, período anterior ao início das ações, e em maio e junho, durante a ação do plano. 
Para o delegado Manoel Martins, responsável pela 6ª Delegacia Seccional de Jaboatão, o trabalho específico na prevenção ao crime é que tem sido um fator primordial para o sucesso da operação. “As atenções foram voltadas para o que pode gerar o crime, assim começamos a investigar suspeitos, e com mandados de condução coercitiva conseguimos informações que nos deu a possibilidade de agir antes do fato acontecer”, relatou Martins. 
Outro bom​ resultado apresentado pelo Plano de Ação Integrada é o número de armas apreendidas. Houve aumento de 38% em relação ao ano anterior, onde em menos de um mês mais de 44 armas foram apreendidas na AIS 6. 
O major da Polícia Militar, Renan do Nascimento, comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, ressaltou a importância de se estudar as estatísticas e agir em cima disso. “Nós analisamos quais são os pontos de maiores ocorrências, traçamos uma estratégia e começamos a fazer um trabalho ostensivo. Os números positivos retratam apenas o resultado de um trabalho que está sendo muito bem feito”, reforça Renan.

Imprensa SDS PE