O Instituto de Tecnologia de Pernambuco vai sediar, na próxima segunda-feira (6), às 14h, o Workshop sobre o Fundo Newton, promovido pelo Conselho Britânico e pela Embaixada Britânica no Brasil, para tratar da agenda de projetos e recursos destinados ao Brasil durante o ano de 2015 por este fundo. O evento ocorrerá no Auditório Pelópidas Silveira, no Bloco B do instituto.
O workshop discutirá o funcionamento do Fundo, instruções sobre as próximas chamadas e como se candidatar, além de oportunidades de parcerias ou financiamento no Brasil.
Foram convidados pesquisadores, acadêmicos, chefes de departamento e coordenadores de relações internacionais de vários estados da Região Nordeste a participar, além de representantes dos governos estaduais, dos bancos oficiais BNB e BNDES, a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), além de instituições de pesquisa, ciência e tecnologia, como o Itep.
FUNDO - O Fundo Newton é um fundo de 375 milhões de libras esterlinas, destinado a promover o bem-estar social de seus países parceiros durante cinco anos. A parceria entre Reino Unido e o Brasil fortalecerá parcerias e colaborações em pesquisa e inovação. Lançado pelo ministro das Finanças, George Osborne, durante sua visita ao Brasil, em abril de 2014, o Fundo investirá 27 milhões de libras esterlinas no país até 2017. O valor será igualmente distribuído entre instituições brasileiras e britânicas, que serão responsáveis pela seleção e divulgação dos resultados.
O Fundo é parte do compromisso oficial do Reino Unido de Apoio ao desenvolvimento (ODA) para promover iniciativas para fortalecer o desenvolvimento social e econômico dos países emergentes.
O fundo é realizado através de quatro consórcios, compostos pelas seguintes organizações: British Council e HE International; Academy of Medical Sciences, British Academy, Unit, Royal Academy of Engineering (RAEng) e Royal Society; Innovate UK (TSB) e Met Office; e Research Councils UK.
Mais informações
Instituto de Tecnologia de Pernambuco