segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Sebrae expande as ações de empreendedorismo na Campus Party

O empreendedorismo entra em uma nova fase na Campus Party 2015, que acontece em São Paulo de 3 a 8 de fevereiro. Pela primeira vez, foram criadas na arena (espaço fechado do evento) ambientes para promover e apoiar o crescimento e investimento nas startups brasileiras. Nesse contexto, o Sebrae assume um papel estratégico com ações distribuídas por todo o espaço do evento.
Esse ano, o palco Lua, onde acontecem as palestras voltadas para empreendedores, ganha mais destaque, e o empreendedorismo será tema central do espaço Startup & Makers Camp e das Maratonas de Negócios. “O Sebrae participa da Campus Party desde 2011. Nesses cinco anos, podemos dizer que contribuímos bastante para mudar a cara do evento, trazendo para a discussão a possibilidade de transformar ideias em negócios. Assim, a instituição contribui com sua expertise para descobrir e apoiar empreendimentos de potencial inovador”, afirma o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.
O palco Lua, que tem curadoria do Sebrae, vai receber mais de 30 palestras com 52 horas de programação. Serão 13 horas diárias de atividades, onde empreendedores que conseguiram colocar suas ideias em prática e criaram startups vão partilhar suas experiências com os 8 mil campuseiros inscritos na Campus Party. Nesse palco, os participantes serão estimulados a debater sobre como converter uma ideia em modelo de negócio. Palestras sobre empreendedorismo também vão acontecer nos palcos Mercúrio (mídias sociais), Vênus (criatividade) e Marte (games).
Pela primeira vez, o Sebrae terá um espaço fechado na Campus Party, onde ocorrerão reuniões internas e externas, além de ações promocionais para os participantes do evento. A instituição vai utilizar o espaço para importantes encontrosentre os principais atores do ecossistema brasileiro de startups. Os gestores dos 24 programas de startups nas unidades estaduais do Sebrae farão ainda uma reunião técnica no local.
O empreendedorismo também será tema do programa Startup & Makers Camp, que foi remodelado para a edição de 2015 da Campus Party. Este ano, ele conta com uma missão extra: conectar os campuseiros com o mundo do empreendedorismo. Por isso, o programa será integrado com a Arena, oferecendo a oportunidade aos empreendedores das startups já constituídas de encontrarem parceiros entre os participantes do encontro. As 200 startups selecionadas para o espaço participarão de uma área de exposição, atividades de mentoria, networking com investidores, além de conteúdo educacional com palestras e workshops. A programação tem curado ria do Sebrae, que participou da seleção das startups e vai oferecer consultoria para as empresas presentes.
Jovens que têm apenas uma ideia e vontade de empreender receberão ajuda para transformar seus projetos em modelos viáveis nas Maratonas de Negócios. Serão selecionados 125 projetos de startups digitais, divididas em cinco categorias: empreendedorismo social, economia criativa, inovação na educação, e-commerce emakers.
Durante quatro dias, os participantes contarão com a mentoria de grandes aceleradoras do país e dos empreendedores que já criaram suas startups. Os participantes terão ainda acesso a palestras, bate-papos, workshops, formação do Sebrae, ajuda do time da Campus Party, além de uma premiação dos melhores projetos. Além disso, teremos 40 Agentes Locais de Inovação (ALI) interagindo com os campuseiros durante todo o evento, aplicando o Quadro de Modelo de Negócios, que tem como objetivo transformar ideias em negócios.

Não iniciados
A Campus Party também representa uma oportunidade para os donos de pequenas empresas que buscam conhecer um pouco mais sobre o que a internet pode fazer pelos seus negócios. Nesse sentido, serão disponibilizadas no Espaço Sebrae duas salas para a formação de empreendedores, dos mais diversos segmentos. Este ano, as palestras foram divididas em sete temas (audiovisual, beleza, design, games, música, saúde e turismo), quando os empreendedores discutirão novas formas de atuar pensando no futuro.

Agencia Sebrae de Notícias