quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Supermercado ecológico na Alemanha

Inaugurado em Berlim em 16 de setembro, o Original Unverpackt é o primeiro supermercado da Alemanha que dispensa embalagens descartáveis. Ao contrário de outras iniciativas – nos Estados Unidos, na Inglaterra e na própria Alemanha – o projeto de Sara Wolf e Milena Glimbovski busca oferecer uma grande variedade de itens em apenas um local.

A ideia era criar um ambiente agradável, onde as pessoas pudessem comprar produtos não embalados, gerando benefícios indiretos para o meio ambiente. O projeto não é voltado só para pessoas dispostas a pagar mais em prol de um consumo consciente, mas busca também criar opções de como consumir, além de levar aos consumidores informações sobre a procedência e os ingredientes dos produtos.

O Original Unverpackt quer mudar a maneira como as pessoas consomem os produtos disponíveis num supermercado. Embalagens descartáveis, Tetra Pak e legumes embalados em plástico estão banidos da loja. Os clientes trazem suas próprias embalagens, que são pesadas na hora de entrar no supermercado, e o peso é descontado quando as compras passam. No conceito do supermercado, a reciclagem é algo positivo, mas evitar o desperdício é ainda melhor. Como diz uma cliente, "gasta-se muito dinheiro em todo o processo de reciclagem, e esse dinheiro poderia ser usado na produção de mais e melhores alimentos". no caixa.

A dupla já trabalhava no ramo da sustentabilidade e redução do desperdício, e por isso sabia da grande demanda por esses produtos e serviços. A ideia de um supermercado sem embalagens descartáveis surgiu depois de observar a quantidade de embalagens geradas em apenas um jantar. Produtos de higiene pessoal e limpeza também estão nas prateleiras do novo supermercado berlinense.

A razão para o conceito também está no fato de que a Alemanha produz anualmente cerca de 16 milhões de toneladas de restos de embalagens. Para Glimbovski (esq.), enriquecer o mundo não é a mesma coisa que torná-lo cheio. "Para mim foi importante repensar e me tornar parte da solução, em vez de ficar chateada porque o planeta está afundando", diz a fundadora no site da iniciativa.

A Original Unverpackt quer oferecer tudo o que o consumidor precisa, mas sem exageros. O conceito do novo e engajado supermercado condena prateleiras superlotadas, com diversos itens do mesmo produto, todos embalados e tentando chamar a atenção do cliente. Além disso, como o consumidor adquire exatamente a quantidade que precisa, menos comida é jogada no lixo.

Os alimentos são armazenados com sistemas dosadores verticais, que usam a força da gravidade. Os clientes colocam em suas embalagens a quantidade que querem adquirir. Além de vender recipientes reutilizáveis, o Original Unverpackt também oferece um serviço de depósito de embalagens e de sacos de papeis recicláveis para quem chega às compras despreparado.

Mesmo antes de sua abertura, o Original Unverpackt já era um sucesso. O projeto só pôde ser viabilizado através de um site de financiamento coletivo. Foram 40 dias de uma campanha muito bem sucedida e de grande repercussão na Alemanha.

Ser realista, mas tentar algo impossível foi o slogan da campanha. A professora Sabine Ulrich foi uma das colaboradoras do projeto e se diz realizada por poder comprar sem tanto desperdício. "Elas pensaram em todo o processo. Incentivar produtos orgânicos e locais gera economia de transporte, consequentemente a poluição diminui, trazendo benefícios para as comunidades locais e o planeta."

Deustche Welle - Alemanha