quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Obras da Compesa em Tejucupapo

O distrito de Tejucupapo, em Goiana, na Mata Norte de Pernambuco, ganhará um novo sistema de abastecimento de água. O presidente da Compesa, Roberto Tavares, assinou esta manhã (1) a ordem de serviço para o início das obras. A solenidade ocorreu na sede da  companhia, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, e contou com a presença do secretário de Planejamento, Frederico Amâncio, e do vice-prefeito do município, Carlos de Joca  e vereadoras do município. Serão aplicados R$ 3 milhões no empreendimento, cujas ações devem ser finalizadas em 18 meses. Segundo o presidente da Compesa, Roberto Tavares, a iniciativa faz parte de um conjunto de obras idealizadas pelo governo do Estado nos últimos sete anos. “A ampliação do sistema de água do distrito era almejada há anos pela população. O pleito foi feito ao então governador Eduardo Campos, que prometeu realizar o projeto, captar os recursos e executar as obras. E é isso que a Compesa irá fazer nos próximos meses”, frisou o dirigente da estatal.

A expansão da região de Tejucupapo ocorreu de forma acelerada e em áreas de topografia elevada, o que tem gerado grandes dificuldades de abastecimento de água. Para resolver a questão, a Compesa desenvolveu um projeto que irá disponibilizar água com regularidade, quantidade e qualidade aos moradores de Tejucupapo. “Estamos felizes por cumprir mais uma meta estabelecida pelo ex-governador Eduardo Campos em prol do bem-estar da população. A obra irá acelerar o crescimento desta localidade histórica, além de melhorar as condições de vida da população local”, afirmou o  presidente Roberto Tavares.

Para o vice-prefeito de Goiana, Carlos de Joca, que foi o condutor do pleito junto ao governo estadual e à Compesa, a obra será muito importante para melhorar a vida dos moradores de Tejucupapo, que enfrenta hoje dificuldades de abastecimento. “Goiana está crescendo muito e a água terá papel importante para acelerar esse desenvolvimento. Estamos contentes com essa conquista, fruto de um pleito antigo. Fomos perseverantes até alcançarmos o nosso objetivo e já estamos ansiosos para a inauguração desta valiosa obra para todos nós”, afirmou Carlos de Joca.

Para ampliar a oferta de água da região, a Compesa irá construir um novo reservatório, com capacidade para armazenar 800 m³ de água, e um novo sistema de bombeamento (estação elevatória). Serão implantados ainda cerca de 10 quilômetros de novas tubulações. Além destas ações, a Compesa ainda irá setorizar (dividir o distrito em setores de distribuição de água) e utilizar a tecnologia para monitorar toda água produzida e distribuída à população. “Iremos implantar equipamentos modernos para controlarmos essa vazão e com isso atender melhor a todos os moradores, de forma igualitária”, informou Tavares.

Imprensa Compesa